CEAP-SOL promove oficinas terapêuticas e reforça cuidado humanizado aos hóspedes
Atividades como a oficina de biscuit e decoupage estimulam a criatividade, aliviam o estresse e fortalecem o bem-estar físico e emocional dos acolhidos na Casa de Apoio
O CEAP-SOL (Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade), unidade do Governo de Goiás gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) e referência no atendimento a pessoas com doenças pneumológicas, HIV/AIDS e condições neurológicas, tem promovido oficinas terapêuticas voltadas ao bem-estar físico, emocional e social de seus hóspedes.
Além de atuar como hospital de atendimento eletivo, o CEAP-SOL também acolhe usuários do interior do Estado por meio de sua Casa de Apoio. O espaço conta com 28 leitos temporários, sala de convivência, cinco refeições diárias, atividades semanais em grupo e transporte inter-hospitalar destinado a pessoas vivendo com HIV/AIDS, residentes no interior de Goiás, durante o período de tratamento em Goiânia.
Nesse ambiente de acolhimento, os hóspedes participam de atividades semanais que estimulam a criatividade e fortalecem os vínculos interpessoais. A mais recente foi uma oficina de decoupage em prato, marcada por momentos de leveza, aprendizado e integração.
As oficinas são desenvolvidas pelo Setor Psicossocial, integrando as equipes de Serviço Social e Psicologia. Essas práticas ajudam hóspedes e acompanhantes a lidar com o estresse do tratamento, promovendo expressão emocional, reabilitação psicossocial e fortalecimento da autoestima por meio de atividades artísticas e interativas, como música, teatro e artesanato.
Com uma abordagem humanizada e multidisciplinar, o CEAP-SOL reafirma seu compromisso em oferecer cuidado integral e melhor qualidade de vida às pessoas acolhidas em sua unidade.
Sobre o CEAP-SOL
O Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (CEAP-SOL) foi fundado em 1995, inicialmente voltado ao acolhimento de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (PVHA). Posteriormente ampliou sua atuação para o atendimento de outras doenças infectocontagiosas. A unidade, que detém a certificação de Acreditação Hospitalar ONA III oferece cuidados integrados, que abrangem hospedagem temporária, internação hospitalar de longa permanência e atendimento ambulatorial especializado, com a missão de cuidar e salvar vidas, promovendo a autonomia e a reintegração social dos usuários.
Com uma estrutura única no país e atendimento personalizado, o CEAP-SOL conta com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de saúde especializados. Essa abordagem garante cuidado contínuo e humanizado, atendendo às necessidades clínicas e funcionais dos pacientes, excelência assistencial, eficiência operacional e altos índices de satisfação pelo usuário.
Sobre o Instituto Sócrates Guanaes
O Instituto Sócrates Guanaes (ISG) é qualificado como Organização Social de Saúde, entidade civil de direito privado sem fins lucrativos que tem como missão cuidar e salvar vidas. Com o compromisso de promover a saúde e o bem-estar por meio da gestão de unidades públicas de saúde, há 25 anos é referência na formação médica e multiprofissional de terapia intensiva e tem como um de seus principais valores a humanização. Atualmente, é responsável pela gestão de sete unidades de saúde em São Paulo e Goiás e está habilitado para atuar com gestão e consultoria em saúde em dez estados e 15 municípios brasileiros.
Em Goiás, o ISG é o responsável pela gestão do HDT-Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad desde 2012 e do CEAP-SOL – Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade desde 2013.
Para mais informações, acesse www.isgsaude.org.br
Comunicação Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (CEAP-SOL)
Por Mac Jornalismo
- Anvisa aprova novo fármaco com injeção semestral para prevenção do HIV
- Vendas de automóveis e comerciais leves devem crescer 3% em 2026
- Carna Enjoy: Olímpia-SP é destino ideal para famílias que buscam diversão ou descanso no carnaval
- CEAP-SOL promove oficinas terapêuticas e reforça cuidado humanizado aos hóspedes
- Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia contratação de até 1,8 mil médicos para saúde de Goiânia
