16 de outubro de 2025
Direito e cidadaniaEmpresas, Economia e MercadoNoticia, Política e Governo

Central de Controle Operacional do RedeMob Consórcio ajuda a recuperar dinheiro perdido por idoso em Estação do BRT Leste-Oeste

Sistema de vigilância inteligente demonstra eficiência não apenas na segurança, mas também em situações cotidianas de apoio aos usuários

No fim da tarde do dia 5 de setembro, o senhor Carlos Antônio Rosa, de 67 anos, viveu uma experiência incomum na Estação Palmito, do BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera). Enquanto utilizava o terminal de autoatendimento, ele deixou cair do bolso R$ 500,00 em espécie, sem perceber. As câmeras do circuito de segurança registraram o momento em que as cédulas ficaram espalhadas próximo à entrada da estação, até que uma passageira observou a situação e avisou uma profissional que trabalha na Estação.

Seguindo o protocolo de conduta e segurança, a profissional Crislane Vitória da Conceição Brandão, que estava de serviço na Estação, recolheu o dinheiro e o manteve em segurança. A partir desse registro, entrou em ação a Central Controle Operacional do RedeMob Consórcio que, em parceria com as gerências de Infraestrutura e de Segurança em Transporte do RedeMob Consórcio, analisou as imagens das câmeras para que o usuário fosse identificado. Graças à atuação coordenada das equipes, foi possível localizar a família e garantir a devolução do dinheiro, que ocorrerá nesta quinta-feira (16), às 8 horas, na sede do RedeMob Consórcio.

“Quando cheguei e vi as notas espalhadas no chão, levei um susto. Era muito dinheiro. A primeira coisa que pensei foi em avisar minha Encarregada para fazer tudo do jeito certo, conforme as normas da empresa”, relata Cristiane.

A filha do senhor Carlos, Carla Cristina Martins Rosa, contou que ficou surpresa com o contato da equipe. “Hoje em dia é tão raro encontrar pessoas honestas assim. Fiquei muito feliz em saber que essa colaboradora encontrou o dinheiro, entregou e ainda fizeram questão de procurar o dono. É muito bonito ver que ainda existe gente correta no mundo.”

Ela acrescenta que o pai sempre utiliza o transporte coletivo em sua rotina de trabalho. “Mesmo aposentado, ele continua trabalhando e usa o ônibus todos os dias. O dinheiro que ele perdeu era parte do salário dele. Saber que será devolvido nos deixa muito tranquilos e gratos.”

Para o RedeMob Consórcio, o episódio reforça a importância do monitoramento inteligente como instrumento de confiança e cuidado com o passageiro. “Essa ação demonstra que a Central de Monitoramento vai muito além dos aspectos envolvendo a segurança. Ela representa um aliado diário do usuário, oferecendo suporte em diversas situações e reforçando a credibilidade do sistema de transporte público coletivo da Região Metropolitana”, afirma Cézane Siqueira, Diretor de Transportes do RedeMob Consórcio.

A Central de Controle Operacional

A Central de Controle Operacional do RedeMob Consórcio atua com uma robusta infraestrutura tecnológica composta por servidores, softwares de inteligência, NVRs, câmeras e links de rede, totalizando atualmente mais de 3 mil câmeras instaladas nos Terminais e Estações da RMTC. A meta é atingir 6.560 equipamentos até o final de 2026, muitas delas com reconhecimento facial. Além do acompanhamento em tempo real da operação de transportes, a central integra o Projeto Viagem Segura, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO). Por meio das forças de segurança pública, com o Batalhão de Terminais, o sistema permitirá o reconhecimento facial de pessoas foragidas ou procuradas pela polícia, com acionamento automático das viaturas mais próximas, reforçando a segurança e a tranquilidade dos usuários em toda a rede de transporte coletivo.

Serviço

O que: usuário do transporte coletivo recebe de volta dinheiro perdido em estação do BRT Leste-Oeste

Quando: quinta-feira, 16 de outubro, 8 horas

Onde: RedeMob Consórcio, Avenida Independência, número 4533, Setor Central,

Por Luciana Porto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *