4 de outubro de 2025
Noticia, Política e GovernoShows e EventosTV, Cinema, Rádio e Teatro

Centro de Artes World Group recebe ensaio aberto da Nalini Cia de Dança nesta quinta-feira (2)

Público poderá acompanhar parte do processo criativo do espetáculo “A Morte da Galinha Caipira”, às 15h, no Setor Jaó

O Centro de Artes World Group recebe nesta quinta-feira (2/10), às 15h, o ensaio aberto da Nalini Cia de Dança, que compartilha com o público o processo criativo de sua nova obra, “A Morte da Galinha Caipira”. A entrada é gratuita, a classificação é livre e a apresentação conta com interpretação em Libras, ampliando o acesso e a inclusão.

No encontro, os espectadores poderão acompanhar uma etapa do laboratório de criação do espetáculo, que propõe uma reflexão crítica sobre a tradição do balé clássico e seus padrões corporais idealizados.
Inspirada em obras como O Lago dos Cisnes e A Morte do Cisne, a montagem desloca o olhar da perfeição eurocêntrica para a simplicidade da vida interiorana, tendo a galinha caipira como figura poética e provocadora.

A proposta da obra é “dilatar o tempo da cena”, evocando o ritmo da vida no interior, em que cada gesto, por menor que seja, carrega significados. Em vez da grandiosidade dos cisnes, a dança da galinha – desajeitada, efêmera e resistente – convida a refletir sobre novos modos de perceber o belo, ao mesmo tempo em que provoca um questionamento sobre o lugar do corpo, da memória e da cultura popular na cena contemporânea.

Após a apresentação, haverá um bate-papo entre artistas e público, fortalecendo a troca de experiências e percepções. A atividade integra o projeto “Manutenção do Centro de Artes World Group”, realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

Sobre o Centro de Artes World Group
O espaço que abriga o Centro de Artes World Group foi fundado na década de 1990 por Cristiane Moraes e Lamar Lamounier, com o propósito de fomentar atividades artísticas e culturais. Na época, era conhecido como Lamounier Ballet Teatro de Goiânia. Ao longo dos anos, o espaço assumiu diferentes facetas, funcionando como escola de balé, teatro (Lamounier Ballet Teatro de Goiânia) e sede do Instituto Científico e Cultural Lamounier.

Além disso, foi palco de lançamentos de livros, exposições, exibições de filmes e atividades colaborativas com instituições artísticas e acadêmicas locais. Também abrigou palestras culturais e científicas, promovendo o intercâmbio de conhecimento e experiências. Por meio de parcerias internacionais, fortaleceu sua conexão com países como Portugal, Itália, Rússia, Estados Unidos, Canadá, Cuba, Suécia e Alemanha.

Em 2015, o espaço foi transformado no World Group Center, ampliando sua atuação multidisciplinar, mas sempre mantendo o foco em atividades artísticas, especialmente na dança, por meio do seu Centro de Artes. Atualmente, o Centro de Artes World Group acolhe grupos artísticos independentes para aulas, ensaios e apresentações, reafirmando seu compromisso com a cultura e a criatividade.

SERVIÇO
Ensaio Aberto Nalini Cia de Dança – “A Morte da Galinha Caipira”
Data:
 02/10 (quinta-feira)
Horário: 15h
Local: Centro de Artes World Group – Alameda Pampulha, 1773, Setor Jaó, Goiânia – GO
Classificação: livre
Mais informações: instagram @worldgroupcenter
Interpretação em Libras
Projeto realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura
Entrada gratuita

Por Olho Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *