14 de novembro de 2024

PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Portal de Conteúdos e Notícias

Noticia, Política e GovernoShows e Eventos

Cerrado Galeria promove visita mediada gratuita à exposição de Talles Lopes

Evento ocorre no último dia de exibição da mostra e tem participação do próprio artista, que vai abordar detalhes sobre cada obra

A exposição “Paisagem Aclimatada”, do artista Talles Lopes, ficará em cartaz na unidade da Cerrado Galeria em Goiânia até este sábado (09). O horário em que o espaço funciona é das 10 às 19 horas, de segunda à sexta-feira, e das 10 às 13 horas, aos sábados, sempre com entrada gratuita. Além disso, será realizada uma visita à mostra neste sábado (09), mediada pelo próprio artista. Também com participação gratuita para o público, a visita mediada acontecerá das 10 às 12 horas.

@joaocarlos84


Os interessados precisam apenas comparecer à galeria, sem necessidade de realizar inscrições. O evento é destinado para pessoas de todas as idades e tem como objetivo apresentar um panorama sobre a pesquisa do artista, o conceito da exposição e detalhes de cada obra. A importância desse tipo de iniciativa é explicada pela diretora da galeria em Goiânia, Júlia Mazzutti.
“Além de ampliar o acesso à arte para diversos tipos de público, a visita mediada proporciona aos participantes uma experiência para saber informações que não são de amplo conhecimento público, como um aprofundamento da produção do artista e a relação com outras obras e exposições. Assim, o público cria um rico repertório cultural”, ressalta. Ela também destaca que chama a atenção o fato de Talles Lopes ser um artista jovem, mas com uma pesquisa profunda e obras com qualidade estética e conceitual.
“Ele aborda temas de extrema relevância para causar reflexões sobre as origens da sociedade desde a época colonial até a atualidade. Além disso, aponta como a arquitetura e o urbanismo são reflexos de uma série de processos de formação cultural, especialmente no Centro-Oeste, com cidades planejadas como Brasília e Goiânia”, salienta Mazzutti.

A exposição
Com curadoria de Divino Sobral, “Paisagem Aclimatada” traz 15 obras, incluindo pinturas e desenhos, que estão dispostas na galeria de forma instalativa, ou seja, a projeção no espaço foi um elemento fundamental para a concepção. “A mostra foi concebida de modo a aprofundar e ampliar a pesquisa de Talles Lopes em torno de assuntos como território, paisagem, arquitetura, biopirataria, lavoura e jardim, observados dentro dos discursos de colonização e de modernização do Brasil”, afirma Sobral, que também é diretor artístico da Cerrado Galeria.
A produção de Talles Lopes é baseada em revisão de projetos arquitetônicos, atlas, arquivos e catálogos de exposições, trazendo a arquitetura como elemento fundamental para questões históricas e políticas mais abrangentes. Formado em Arquitetura pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), o artista já apresentou suas obras em espaços como o Museu de Artes Plásticas de Anápolis (MAPA), o Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, e o Museu de Arte Contemporânea de Castilla y León (MUSAC), na Espanha.
Em “Paisagem aclimatada”, que estreou em setembro e é a primeira exposição individual do artista anapolino, Talles Lopes trabalhou com dualismos como novo e antigo, moderno e colonial e arquitetura e território. “Produzir as obras a partir dessas dualidades é um exercício de pensar sobre a ocupação colonial da região Centro-Oeste do país, onde, até hoje, é possível observar que as ideias em torno do que é considerado novo estão continuamente atualizando lógicas arcaicas”, reflete o artista.
Entre as obras em exibição na Cerrado Galeria, as que mais têm despertado o interesse e a curiosidade do público pela poética e pelo processo de criação são “Projeto para reconstrução da escultura ‘O homem brasileiro’ de Celso Antônio” e “Neo-Naufrágio”, segundo a equipe do local. Além disso, o público tem avaliado positivamente a arte moderna e a crítica sobre a arquitetura apresentadas por Talles Lopes na própria composição espacial da mostra numa casa modernista e com a presença de uma obra autêntica de Burle Marx.

Sobre a Cerrado Galeria
Fundada pelos empresários Lucio Albuquerque, Antônio Almeida e Carlos Dale em 2023, a Cerrado Galeria tem como intuito refletir o mundo a partir do Centro-Oeste do Brasil. Sua criação une mais de 30 anos de experiência e tem o objetivo de impulsionar a expansão da arte no território brasileiro, promovendo o cenário artístico regional. Assim como homenageia em seu nome o bioma da região onde está, a galeria destaca questões que envolvem ecologia, processos históricos e sociedade, evidenciando diversas manifestações culturais.
Para isso, a galeria promove mostras individuais e coletivas, conversas públicas, ações educativas e outras atividades voltadas ao desenvolvimento da produção e do mercado de arte na região, assim como sua circulação e presença no Brasil e no mundo. Em Goiânia, a Cerrado Galeria ocupa a casa modernista projetada por David Libeskind na Rua 84, no Setor Sul, conservando azulejos originais que são um marco da arquitetura goiana. Já em Brasília, há duas unidades no Lago Sul: a Cerrado Galeria e o Cerrado Cultural.

Serviço
Visita à mostra “Paisagem aclimatada” com mediação do artista Talles Lopes
Data da visita: 09 de novembro (sábado)
Horário da visita: das 10h às 12h
Duração da mostra: até 09 de novembro (sábado)
Horário de funcionamento do local: das 10h às 19h (segunda à sexta-feira) e das 10h às 13h (sábados)
Local: Cerrado Galeria (Rua 84, nº 61 – Setor Sul, Goiânia)
Entrada: gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *