Coletor de tampas plásticas e lacres de latas é instalado no Marista
Parceria entre Órion Complex e Instituto Unimed garantiu mais um ponto para coleta desses materiais
De acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2024, estudo da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema), o Brasil produz 81 milhões de toneladas de lixo por ano. Desse total, apenas entre 2,4% e 8,3% é efetivamente reciclado, conforme relatório da Fundação Dom Cabral e do Instituto Atmos. Por isso a importância de iniciativas de reciclagem. A economia circular é um modelo econômico que visa substituir a visão linear de “extrair, produzir e jogar fora” por um sistema de consumo mais consciente, que reduza o desperdício e aumente a reutilização de recursos.
Visando auxiliar essa cadeia de reciclagem, o Órion Business & Health Complex se tornou parceiro do Instituto Unimed e agora tem um ecoponto para coletar tampas de plástico e de lacres de latas. “Essa ação reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e também com a responsabilidade social. Ao mesmo tempo que contribui diretamente para projetos ambientais e sociais apoiados pela Unimed, que é referência em saúde, responsabilidade socioambiental”, destaca o superintendente do Shopping Órion, André Luiz Borges de Araújo.

Os materiais recolhidos serão destinados para os projetos De Tampa em Tampa e Eu Ajudo na Lata, os quais ressaltam a importância da coleta seletiva e da preservação ambiental, mostrando que pequenos gestos podem gerar grandes impactos. “Com essa iniciativa buscamos a sustentabilidade e conscientização ambiental entre nossos clientes, visitantes, colaboradores e parceiros, todos que estão aqui em nosso dia a dia. Além do engajamento da comunidade, que acaba criando uma rede de colaboração em prol dessas causas ambientais e sociais”, pontua André Araújo.
“Ao envolver a sociedade em um processo simples como guardar tampas e lacres, conseguimos ampliar a consciência sobre descarte correto e, ao mesmo tempo, gerar impacto real na vida de quem precisa. É uma ação educativa, coletiva e solidária. Sustentabilidade também é uma forma de cuidado”, afirma o presidente voluntário do Instituto Unimed Goiânia, Dr. Frederico Xavier.
O coletor de tampas de plástico e de lacres de latas está localizado na praça de alimentação do Shopping Órion, no Setor Marista, visto que no local existe um grande consumo de garrafas e latas. Todo o valor arrecadado com a venda das tampas é integralmente revertido na compra de cestas básicas, pelo projeto De Tampa em Tampa, e a comercialização dos lacres para a compra de equipamentos de mobilidade, através do projeto Eu Ajudo na Lata. E todos os produtos são doados para famílias em situação de vulnerabilidade social.
Por Dayse Luan
- Pré-selecionados no Fies 2025 devem completar cadastro hoje
- PND: prazo para pagamento da taxa de inscrição termina hoje
- Retorno às aulas: professores de Goianira participam de Encontro Formativo da SME
- Codego e indústrias se unem aos Bombeiros em campanha para conter incêndios
- Elon Soares, fundador do Grupo Soares, falece aos 86 anos