Foram diversas versões até o projeto ser considerado ideal. O espaço destinado à implantação do conceito de Novo Urbanismo é maior que os setores Marista e Sul, em Goiânia
Após 8 anos de estudo e diversas versões até chegar ao projeto ideal, a CINQ Inteligência Urbana apresentou na noite de quarta-feira (12), no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro, em Aparecida de Goiânia, o conceito de Novo Urbanismo.
Com auditório para mais de 600 pessoas lotado e capitaneado pelos idealizadores do projeto, a “Cidade do Amanhã” ganhou ‘corpo’, imagens e referências de um modelo que tem se expandido no mundo pela qualidade de vida ao devolver a cidade para as pessoas. Autoridades políticas, representantes de classe e profissionais liberais marcaram presença no local.

O objetivo principal do conceito nascido nos Estados Unidos na década de 1990, é instigar as pessoas a terem um relacionamento próximo, conhecerem os vizinhos pelo nome, dar vida aos espaços públicos com integração harmônica entre natureza, trabalho, residências e serviços – com o princípio dos 15 minutos.
O primeiro a subir ao palco para apresentar a proposta desenhada, foi o arquiteto paisagista e consultor do projeto, Guilherme Takeda. Na prática, o especialista em Novo Urbanismo explicou que a ideia é estreitar as ruas, aumentar as calçadas, espaços verdes e criar ambientes integrados nos quais os carros tenham cada vez menos espaço. “Quanto mais espaço você der para os carros, mais eles vão ocupar o lugar e a proposta é o inverso: menos carros, mais pessoas”, resumiu.



Ao apresentar o cenário estudado por 8 anos, o sócio-diretor da CINQ, Eduardo Oliveira, reacendeu o sentimento nostálgico em muitas pessoas que estavam no auditório, puxando da memória ‘tempos’ em que as crianças brincavam na rua e vizinhos sentavam na calçada para um despretensioso bate papo. “Isso é um sonho de vida, tive a sensação de voltar à infância, é o que sempre quis para minhas filhas”, disse a aparecidense e supervisora de departamento, Manoela Bonifácio de Oliveira.
Para além do bairro
“Cidades que apostaram nisso, estão ganhando com atração também de pessoas de fora, que vão até o lugar para viver esse sentimento”, ressaltou Takeda ao citar como referência o Bairro de Pedra Branca, localizado em Palhoça (SC).
Ao integrar, natureza e caminhabilidade, com espaços públicos de lazer, gastronomia e moradia, esses bairros planejados no Novo Urbanismo se tornam redutos de bem-estar tanto para os moradores quanto visitantes. “Nós precisamos desacelerar, sair do mundo digital, entregar um mundo melhor para as crianças poderem brincar em parques criativos e terem mais acesso à cultura”, complementou Eduardo Oliveira. Para contextualizar essa proposta, artistas circenses se apresentaram no espaço e interagiram com o público.
Eduardo ainda relacionou uma série de cidades ao redor do mundo que adotou o Novo Urbanismo como premissa (Copenhague e Miami, por exemplo), mas frisou que existem diversos bairros espalhados pelo Brasil tendo o mesmo conceito como proposta. “Isso não é utopia. Existem áreas de várias cidades no Brasil com o porte semelhante à Aparecida de Goiânia que estão adotando esse conceito”, disse o sócio-diretor da CINQ, Eduardo Oliveira. Entre elas, estão: Uberlândia (MG), Pelotas (RS), São José dos Campos (SP), Barreiras (BA) e Maringá (PR).


“A gente não vê nenhuma capital fazer isso. E não é por que não se faz projetos desses em capitais. Pode ser até pela escassez de terrenos, ou visão do poder público que não incentiva o desenvolvimento de um projeto desse dessa magnitude. E aqui [Aparecida de Goiânia], nós tivemos todo o apoio”, ressaltou Eduardo.
Inclusive, relembrou que a CINQ ‘respira’ Aparecida de Goiânia há cerca de 10 anos e ressaltou a trajetória imponente de crescimento da cidade nos últimos anos.”É com muita satisfação que apresentamos um projeto que estamos estudando por 8 anos até chegarmos em ao modelo que é melhor para a cidade. Em 2016, nós fizemos nosso primeiro lançamento em Aparecida, em uma área que não era óbvia para um condomínio fechado. Fomos arrochados e hoje é sucesso de vendas”, diz o diretor de engenharia da CINQ, Paulo Henrique Ribeiro.
A área do empreendimento, cujo projeto urbanístico baseado no princípio de 15 minutos, foi confeccionado pelo renomado arquiteto Luiz Fernando Teixeira e por Sérgio Matia, conta com mais de 300 hectares e fica a 1,1 km do Centro de Aparecida de Goiânia. O terreno da antiga fazenda é maior que os tradicionais Setores Marista e Sul, em Goiânia. Para dimensionar o que será construído, uma maquete imponente foi apresentada na área externa do auditório do anfiteatro logo após o concerto da Orquestra Jovem de Goiás – para que os visitantes pudessem conhecer mais de perto a localização e estrutura da “Cidade do Amanhã”. O projeto será apresentado ao público em 2026.
Entre as autoridades presentes estavam, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, Gilsão Meu Povo, o deputado estadual, Veter Martins e representantes de classe como o diretor de Educação e Tecnologia do Sesi Senai, Claudemir Bonato, o presidente do Lide, Marcelo Camorim, o presidente do Sinduscon, Hidebrair Freitas e a titular da CAU, Francisca Júlia França Ferreira de Melo, além da ex-ministra da Casa Civil, Erenice Guerra.
Zeladoria
Conforme Eduardo Oliveira, um dos diferenciais do novo bairro será a parceria com o setor público privado. Ele explicou que o bairro com proporções consideráveis terá representantes de zeladoria e governança – juntando urbanismo, paisagismo e organização.
Para o prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, esse é um grande presente para os aparecidenses. “Vocês pensam grande, sonham alto, são ousados, determinados e extremamente competentes e o que o município puder contribuir para colaborar para que esse projeto seja realizado o mais breve possível estamos aqui”, frisou.
Por Eduarda Leite
- Baixa adesão marca o Dia D de Contratação de Pessoas com Deficiência em Goiás
- Crescimento de Trindade atrai novos moradores e movimenta mercado imobiliário
- Construção civil intensifica ações de combate à dengue no período chuvoso
- 2º Workshop de Tecnologia de Aplicação leva inovações de Inteligência Artificial na pulverização para produtores rurais
- Com anfiteatro lotado, Cidade do Amanhã é apresentada em Aparecida de Goiânia