Com festas, viagens e carnaval, academias se preparam para a alta demanda de novos alunos
Dezembro e janeiro são considerados os melhores meses para as academias em todo o país; especialistas alertam para não cair em depressão na busca pelo corpo ideal rapidamente
“Ano novo, vida nova”. Muitas pessoas usam este ditado quando um novo ano se inicia e novas metas são traçadas para os próximos 365 dias. E, para várias delas, no termo é acrescentado, ainda, “corpo novo”. As academias se movimentam para a melhor época fitness, quando o número de matrículas aumenta consideravelmente. De acordo com levantamento da rede Bluefit, que tem unidades em todo o País, inclusive Goiânia, o crescimento chega a 20% neste início de ano.
Imagem: Agência Brasil EBC
Mas o que as pessoas procuram, afinal? Segundo o líder da academia Bluefit no Estação Goiânia, Murilo Augusto Soares de Araújo, os novos matriculados, geralmente, querem estar bem fisicamente para as festas de fim de ano, viagens e até mesmo o carnaval. “A maior demanda está relacionada a alcançar um ‘corpo ideal’ para festas de final de ano, como o Natal, o Ano Novo, confraternizações, eventos sociais e viagens. Também percebemos que aumenta também, de forma considerável, a procura pelo atendimento de personal trainer, principalmente para recuperar o tempo perdido com os maus hábitos, buscando também resultados rápidos nesse período de verão e proximidade com o carnaval”.
Conteúdo continua depois da publicidade
Para receber novos alunos, as academias reforçam o número de funcionários e até mesmo aumentam o número de aulas ou a implementação de novas modalidades. Na unidade da rede no Estação Goiânia, conforme Murilo, a programação de aulas coletivas ganham mais espaço na grade diária. “Reforçamos a nossa programação de aulas coletivas, com destaque para as modalidades mais procuradas nesse período, como FitDance, a fim de atender ao interesse crescente dos alunos”, explica.
Resultado vem a longo prazo
A busca pelo ‘corpo perfeito’ rapidamente pode esbarrar na realidade. Especialistas em saúde mental alertam que é necessário e preferencialmente colocar metas alcançáveis, a fim de evitar complicações e doenças mentais. Para a psicóloga Adriane Garcia de Paula, as pessoas podem adoecer à medida que elas buscam algo fora da realidade e não conseguem atingir os objetivos traçados inicialmente. “Pode acontecer da pessoa começar a olhar para o que não tem e almejar somente o que não tem. Isso faz com que as pessoas deprimam mais, porque geralmente o que vai prevalecer são sentimentos negativos, processos negativos, sensações de frustração, sensações de inadequação. E para que a pessoa não caia nisso, ela precisa rever os conceitos dela sobre o que é viver, como ela vive, como é a realidade e o que ela pode tirar de proveito de melhor desse processo de realidade”, detalha a profissional.
Conteúdo continua depois da publicidade
A psicóloga alerta para a importância de vivenciar o processo, no caso, a construção de um corpo considerado ideal, que leva tempo. “A vida tem sido cada vez mais pautada em processos momentâneos, processos rápidos. Eu tenho visto que as pessoas também fazem o mesmo e não existe uma maturação hoje em dia. A gente vê pessoas caindo mais em processo de depressão e ansiedade, por exemplo, por viver a questão de querer o corpo perfeito e acaba não conquistando. O que mais deprime as pessoas hoje é essa busca do ideal, do perfeito”, diz Adriane, que atende na Clínica Inepsi, no Jardim América.
O líder da Bluefit do Estação Goiânia concorda e diz que as pessoas que buscam um resultado rápido precisam ter paciência e disciplina. “O resultado esperado não acontece de forma mágica e instantânea, principalmente pensando em resultados duradouros e saudáveis. Apesar de ser possível observar mudanças positivas em poucos meses de treino, o caminho é gradual e dependerá da dedicação e constância, não apenas na prática regular de exercícios mas também na alimentação balanceada. É importante entender que um corpo saudável não leva em consideração apenas a estética mas também o bem-estar, disposição e saúde mental”.
Para 2025, Murilo recomenda que “as pessoas mantenham a motivação com o foco no longo prazo, criando hábitos sustentáveis que tragam benefícios para toda a vida, e não apenas para uma data específica”.
- Goiás: 1º edital de 2025 da Fapeg visa apoiar destaques em Ciência, Tecnologia e Inovação
- 7 Causas de dor de estômago (dispepsia)
- Volta às aulas será em 20 de janeiro: confira calendário letivo da Rede Municipal de Ensino de Goiânia para 2025
- TV Brasil: programa “Caminhos da Reportagem” relembra ataques de 8 de janeiro de 2022
- Saúde e qualidade de vida: entenda porque os casos de dengue aumentam no verão