Confronto entre garimpeiros e Polícia Federal termina com cinco mortos
Vítimas ligadas aos garimpeiros estavam na Terra Indígena Sararé
Um confronto na Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda, no Mato Grosso, que começou na madrugada deste sábado (28), terminou com cinco mortos.
Durante uma fiscalização na área tomada pelo garimpo ilegal, seguranças dos garimpeiros trocaram tiros com policiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que acompanhavam os agentes do Ibama. No local foram apreendidos um fuzil, uma submetralhadora, duas pistolas, uma espingarda calibre 12, mais carregadores e munição.
As cinco vítimas eram ligadas aos garimpeiros. Nenhum policial ou fiscal ficou ferido. Além dos armamentos apreendidos pela PRF, o Ibama destruiu 30 escavadeiras, 22 caminhonetes, dois caminhões, uma pá-carregadeira, seis motocicletas, cerca de cinco mil litros de combustíveis, motores e equipamentos para 25 acampamentos.
Há cinco dias, uma chacina resultou na morte de quatro pessoas na mesma Terra Indígena de Sararé, também em área ocupada pelo garimpo clandestino. Entre as vítimas, um homem de 33 anos e a esposa, de 20.
Uma das regiões mais atingidas pelo garimpo ilegal, a TI Sararé tem 67 mil hectares, habitada por vários grupos Nambiquaras.
Por Agência Brasil
- BC aprova aumento de capital em instituições ligadas ao Banco Master
- Termina nesta quarta-feira prazo para pagamento do valor total do IPVA 2025, em Goiás
- Conheça 35 tipos de dor de cabeça e 15 sinais de gravidade
- Zoológico supera expectativa de público e nove mil pessoas visitam espaço no último domingo
- Criança com dificuldade de coordenação motora tende a perceber menos o ambiente no entorno