Conheça 5 equipamentos que transformaram o Park Lozandes em um novo centro de Goiânia
Para trabalhar, morar e visitar, o bairro, localizado em uma das regiões mais estratégicas da cidade, conta com uma rede de serviços e infraestrutura invejável
Se um bairro pode oferecer de tudo, este é o Park Lozandes. O jovem bairro, que foi oficialmente aprovado em 1992, fica localizado entre o Jardim Goiás e Alphaville Flamboyant, na região sudeste de Goiânia, tendo se tornado um grande centro de negócios, serviços e moradia na cidade. Por ter boa infraestrutura e ser afastado de grandes congestionamentos, típicos das regiões mais adensadas, a região do bairro e seu entorno atraiu a presença de importantes órgãos públicos como a Assembleia Legislativa de Goiás, o centro administrativo da prefeitura de Goiânia – Paço Municipal, o Fórum Cível e o Ministério Público Federal e, com isso, o crescimento de moradias e opções de lazer e serviços se multiplicaram.
O especialista imobiliário Henrique Campelo avalia que a localização estratégica do bairro é um dos fortes atrativos e que a presença dos diversos equipamentos públicos e privados se tornaram indutores do rápido desenvolvimento do jovem bairro. “O Park Lozandes tem um acesso fácil de poucos minutos ao Aeroporto de Goiânia. Como é também cortado pela pela BR-153 e GO-020, duas das mais importantes rodovias do território goiano, dá acesso também a outras partes da cidade e a outros municípios, como Anápolis, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e Caldas Novas”, destaca ele. A região conta também com shoppings, diversos restaurantes e cafeterias, além do Parque do Cerrado e do Parque Privativo do Euro Park com mais de 7 mil metros quadrados de área verde.
Selecionamos 5 equipamentos que transformaram o Park Lozandes na potência que é hoje. Acompanhe:
1 – Paço Municipal
Este foi o primeiro grande equipamento público instalado no bairro, sendo ele o grande indutor do desenvolvimento da região. O prédio foi inaugurado no ano 2000, na gestão do prefeito Nion Albernaz, que também aprovou, em 1992, a criação do Park Lozandes. Tendo por nome Palácio das Campinas Venerando de Freitas Borges, o Paço Municipal, é a sede da Prefeitura de Goiânia, tendo em sua estrutura o gabinete do prefeito, diversas secretarias municipais e também uma rede de serviços aos cidadãos.
Diversos cidadãos são beneficiados com os serviços oferecidos pelo Atende Fácil, disponível no local, onde os interessados podem resolver diversas demandas com o órgão mediante agendamento prévio, como emissão de guias de IPTU e ISS, parcelamento de dívidas e certidões negativas, de forma rápida.


2 – Assembleia Legislativa de Goiás (Alego)
Inaugurado em abril de 2022, o Palácio Maguito Vilela, sede da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), também é um importante equipamento público que atrai diversos visitantes para o local, que teve sua construção iniciada em 2005. Com uma área total construída de 44.528,71 m², o espaço torna possível à população acompanhar, ainda mais de perto, as atividades desenvolvidas na Casa, oferecendo um plenário e auditórios amplos, salas de comissões temáticas, gabinetes para os deputados, Escola do Legislativo, entre outros serviços para os cidadãos e servidores públicos.
3 – Fórum Cível
O prédio do Fórum Cível de Goiânia, inaugurado em 2016, é a maior e mais moderna obra já edificada pelo Poder Judiciário em Goiás. O local foi projetado para abrigar 60 unidades judiciárias, contendo cada uma aproximadamente 240 metros quadrados. De acordo com estimativas, cerca de 1,3 mil pessoas vão trabalhar no local, que contará com uma tramitação de aproximadamente 380 mil processos. O local oferece diversos serviços aos cidadãos com demandas nas áreas Cíveis, de Fazenda Pública, Família e nos Juizados Especiais Cíveis.
4 – Complexo Euro Park
Nem só de órgãos públicos vive o Park Lozandes, ao contrário, o bairro se tornou um dos queridinhos para moradia, atraindo uma grande parcela dos funcionários dos órgãos que abriga e também de diversas empresas situadas nas imediações. Um dos projetos residenciais que se destaca na região é o Euro Park. Isso porque o complexo conta com um total de cinco projetos de prédios residenciais incluídos dentro de um conceito de moradia aliada à integração com a natureza. Desses cinco projetos do Euro Park, três já foram entregues e estão habitados: O Parque Ibirapuera, o Parque Tijuca e o Parque Noronha. O Residencial El Retiro, que faz parte da 4ª etapa do complexo residencial, foi lançado em 2024 oferecendo aos moradores vista livre e definitiva e três vagas de garagem. A empresa já prepara o lançamento da última fase do empreendimento.
O Euro Park é o primeiro complexo residencial do Centro-Oeste com um parque privativo com mais de 7 mil m². O parque recebeu uma completa estrutura que potencializa o espaço como opção de lazer, o que inclui espelhos d’água, gazebos, quadras de esporte, pontes, um web garden e espaço de convivência. Todos esses itens serão compartilhados pelos moradores de todos os projetos que compõem o complexo.
5 – Lozandes Shopping
Localizado no Lozandes Corporate Design, o shopping conta com quase 50 lojas, além de quiosques, oferecendo variados produtos e serviços, como uma unidade de atendimento do Vapt Vupt do Governo Estadual, assim como outros serviços na área financeira, beleza e bem-estar. Além disso, o local se tornou um ponto de lazer e happy hour, pois oferece ampla e bela praça de alimentação. Além do Shopping, o Lozandes Corporate Design conta com duas torres com salas comerciais de segmentos variados: clínicas, escritórios de advocacia, imobiliária, óticas, agências de publicidade, entre outros.
Por Valdevane Rosa
- Prefeitura de Goiânia orienta sobre licenças obrigatórias para obras na capital
- Delegacia Fiscal de Rio Verde será inaugurada na quinta-feira
- Prefeitura de Goiânia amplia Direita Livre para 72 pontos
- GoiâniaTur participa da maior feira de turismo do Centro-Oeste
- Enem 2025: prazo para recurso de atendimento especial termina amanhã