Ícone do site PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Construção civil intensifica ações de combate à dengue no período chuvoso

Close-up of a mosquito on human skin

Com o aumento das precipitações em novembro, empresas como a Sousa Andrade Construtora reforçam inspeções e protocolos de limpeza nos canteiros de obras para prevenir focos do mosquito Aedes aegypti

Com o retorno das chuvas regulares em novembro, o combate ao mosquito Aedes aegypti volta a ser pauta, alertando a população para possíveis focos de dengue. Apesar do avanço anual das ações de prevenção em Goiás – o estado registrou uma redução de cerca de 70% nos casos prováveis da doença quando comparados os mesmos períodos de 2024 e 2025 –, a conscientização e a limpeza seguem essenciais para manter o engajamento coletivo.

Imagem: divulgação intwernet Freepik

Na construção civil, o combate ao mosquito nos canteiros é indispensável para impedir a proliferação do vetor da doença. Por isso, empresas têm reforçado seus protocolos de inspeção e cuidado. É o caso da Sousa Andrade Construtora, em Goiânia, que mantém ações contínuas em todos os seus quatro canteiros de obra. Segundo o supervisor de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA) da empresa, Jônnatas Couto, são realizadas inspeções diárias nas torres para verificar indícios de água parada e eliminar eventuais focos. “Temos colaboradores designados especificamente para essa função, que fazem a aplicação do produto quando necessário e realizam nossas dedetizações quinzenalmente”, explica.

O compromisso com a saúde e a segurança das pessoas está presente em todas as etapas dos empreendimentos da Sousa Andrade, como destaca o CEO da empresa, Murilo Andrade. “Cuidar das pessoas faz parte da nossa essência. Acreditamos que um ambiente saudável e seguro é fundamental para que todos se sintam bem e possam exercer o melhor do seu trabalho. Esse olhar atento também reflete o padrão de qualidade que buscamos em tudo o que fazemos, desde a escolha dos materiais até o cuidado diário com cada detalhe nos canteiros de obra”, afirma.

Formação dos dengueiros

O coordenador de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Brasal Incorporações, Pedro Henrique de Souza, explica que a empresa promove palestras, treinamentos e que a formação dos chamados “dengueiros das obras”, que são os responsáveis por vistoriar os canteiros da incorporadora, é realizada junto ao Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Seconci-GO). “Esse conhecimento especializado contribui com a segurança não só dos colaboradores, mas da sociedade de forma geral. Outro ponto importante, é que além do cloro, aqui os dengueiros também utilizam água sanitária e cal em possíveis criadouros e fumacê é realizado a cada 15 em 15 dias”, conclui ele.

Já nas obras da Dinâmica Incorporadora, equipes de “dengueiros” são treinadas para atuar no combate à dengue e na conscientização dos colaboradores sobre a importância da prevenção. Além das ações diárias, são realizadas atividades mensais voltadas ao enfrentamento do mosquito Aedes aegypti. Palestras nas obras reforçam o tema, com relatos reais de sobreviventes da dengue hemorrágica. Em outubro, o assunto integrou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes, e no próximo dia 13 será retomado em uma nova palestra, em parceria com entidades do setor, reunindo os responsáveis por cada obra. “É um papel de todos — em casa e no trabalho —, pois a dengue é uma doença que pode atingir qualquer pessoa e até levar à morte. Mais que uma questão de saúde, é também de cidadania”, destaca a coordenadora de Recursos Humanos da Dinâmica, Daiane Ferreira.

Por Mari Faria

Sair da versão mobile