Cuidados paliativos no HDT busca por qualidade de vida em todas as fases da doença
Núcleo especializado já acolheu mais de 1,1 mil pacientes e reforça a importância do cuidado integral, do acolhimento às famílias e do acesso universal
O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade do Governo de Goiás gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), vem se consolidando como referência em cuidados paliativos no estado. Desde a implantação do Núcleo de Cuidados Paliativos, em 2017, a unidade já acompanhou mais de 1.116 pacientes com doenças graves, oferecendo atendimento humanizado e multidisciplinar. Atualmente, em média, 22 pacientes por mês recebem suporte especializado da equipe, que hoje acompanha diretamente 10 internados.
Segundo o fisioterapeuta Fabrício Soares de Paula, coordenador do Núcleo Técnico Científico de Cuidados Paliativos do HDT, os números refletem não apenas a crescente demanda, mas também o fortalecimento do serviço. “Esse crescimento demonstra a consolidação do nosso núcleo como referência dentro do hospital e no estado. Nosso objetivo é aliviar o sofrimento e garantir qualidade de vida aos pacientes e suas famílias, caminhando lado a lado com os tratamentos convencionais”, destaca.
A médica paliativista do HDT e vice-presidente da Academia Estadual de Cuidados Paliativos de Goiás (AECP-GO), Amanda Travaglia Vitoy, reforça a importância de desmistificar os cuidados paliativos, frequentemente confundidos como assistência apenas no fim da vida. “Esse é um equívoco comum. Os cuidados paliativos devem ser iniciados desde o diagnóstico de uma doença grave, para oferecer suporte físico, emocional, social e espiritual. O foco é proporcionar dignidade e conforto em todas as fases da doença”, explica.
Entre os principais mitos apontados pelos profissionais estão a ideia de que os cuidados paliativos representam desistência do tratamento. No HDT, o serviço é multiprofissional e envolve médicos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, enfermeiros, assistente sociais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutrição e outros especialistas, além de incluir a família no processo de cuidado.
Sensibilização
Para ampliar a conscientização, o hospital promove ações educativas com pacientes, familiares, comunidade e equipes assistenciais. De 13 a 17 de outubro, o HDT realizou a Semana Mundial de Cuidados Paliativos, com rodas de conversa, atividades de sensibilização e o “Café Paliativo Integrativo”, no dia 16, que reuniu lideranças da saúde e especialistas da área.
Neste ano, a campanha da Aliança Mundial de Cuidados Paliativos e Hospice (WHPCA) traz o tema “Alcançar a Promessa: Acesso Universal aos Cuidados Paliativos”, reforçando a urgência de expandir esse atendimento. Para a médica Amanda Vitoy, a recente Política Nacional de Cuidados Paliativos, publicada em 2024, representa um avanço, mas ainda exige implementação efetiva em todo o país.
“É fundamental que a sociedade participe desse movimento, cobrando políticas públicas e reconhecendo os cuidados paliativos como um direito. Sempre há o que fazer por quem enfrenta uma doença ameaçadora à vida, e esse cuidado precisa estar acessível a todos”, concluí a médica.
Sobre o HDT
Referência em média e alta complexidade em Goiás, o Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) se destaca pelo atendimento especializado no tratamento de doenças como HIV/aids, tuberculose, meningite, hepatites virais, tétano e acidentes com animais peçonhentos. O HDT é o único hospital da América Latina, com foco exclusivo em Infectologia, a conquistar o selo ONA 3 – Acreditado com Excelência, o mais alto nível de qualidade e segurança da assistência em saúde reconhecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Sobre o Instituto Sócrates Guanaes
O Instituto Sócrates Guanaes (ISG) é qualificado como Organização Social de Saúde, entidade civil de direito privado sem fins lucrativos que tem como missão cuidar e salvar vidas. Com o compromisso de promover a saúde e o bem-estar por meio da gestão de unidades públicas de saúde, há 25 anos é referência na formação médica e multiprofissional de terapia intensiva e tem como um de seus principais valores a humanização. Atualmente, é responsável pela gestão de sete unidades de saúde em São Paulo e Goiás e está habilitado para atuar com gestão e consultoria em saúde em dez estados e 15 municípios brasileiros.
Em Goiás, o ISG é o responsável pela gestão do HDT-Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad desde 2012 e do CEAP-SOL – Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade desde 2013.
Para mais informações, acesse www.isgsaude.org.br
Comunicação Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) / Mac Jornalismo
- Cuidados paliativos no HDT busca por qualidade de vida em todas as fases da doença
- Hugol melhora giro de leitos com implantação de Escritório de Gestão de Alta
- Goiás mostra força cultural e econômica na 3ª Feira #NoEntornoTem, em Brasília
- Irmãos recebem rins da mesma doadora em transplantes inéditos realizados no HGG
- Prefeitura celebra aniversário de Goiânia com mais de 30 eventos culturais gratuitos