Apenas em 2024, Goiás registrou 1.021 mortes no trânsito, um número sete vezes superior ao total de óbitos em acidentes aéreos em todo o Brasil no mesmo período.
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) lança nova campanha para conscientizar a população sobre os riscos de acidentes no trânsito durante o Carnaval. A iniciativa busca impactar e sensibilizar os motoristas, reforçando a necessidade de uma condução responsável e sem o consumo de álcool.
A campanha parte do seguinte raciocínio: acidentes aéreos costumam chocar muito mais a sociedade e a mídia do que os acidentes de trânsito, mesmo que, na realidade, o número de vítimas fatais no trânsito seja significativamente maior.
O filme publicitário da campanha traz uma abordagem dramática, retratando um grupo de foliões em um avião que sofre uma pane e começa a cair. Durante a queda, a narrativa faz um paralelo com os mesmos foliões dirigindo em alta velocidade no trânsito. O desfecho reforça a mensagem principal: “Não saia do bloco para entrar na estatística”.
Além do filme, a campanha propõe uma intervenção urbana de grande impacto, com destroços de aviões içados por guindastes e espalhados em pontos estratégicos das principais avenidas da capital e em cidades com maior movimentação de foliões no período carnavalesco. Cada instalação contará com um banner gigante exibindo a mensagem da campanha.
O grande diferencial dessa ação é sua capacidade de levar o público a uma experiência sensorial intensa, comparando a sensação de estar em um avião prestes a cair com a tragédia iminente que é beber e dirigir. O objetivo é provocar uma reflexão profunda e estimular uma mudança de comportamento.
O presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, reforça a importância da iniciativa:
“Precisamos adotar estratégias cada vez mais impactantes para sensibilizar a população sobre os riscos de misturar álcool e direção. Nosso objetivo é salvar vidas e garantir que todos aproveitem o Carnaval com segurança”.
A campanha está alinhada com as estratégias do Detran-GO, que, além de reforçar a fiscalização e promover ações educativas, aposta em medidas inovadoras e de alto impacto para conscientizar a população e reduzir o número de vítimas no trânsito.
No Carnaval, a recomendação é clara: se for beber, não dirija.
Fonte: Detran Goiás
- Como a descoberta do raio X transformou a medicina moderna?
- Mega-Sena: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a RS 20 milhões no próximo concurso, na terça-feira (9/12)
- Candidatos do CNU realizam prova discursiva hoje (7/12)
- Aeroporto de Goiânia recebe mais de 20 voos extras para o Nordeste na alta temporada
- O Futuro que Construímos Juntos