Dispensa de licença ambiental para atividades de baixo impacto podem ser emitidas gratuitamente em Goiânia
Serviço gratuito é realizado pelo contribuinte na plataforma SimplificaGyn. Já licença ambiental simplificada pode ser emitida na plataforma com apresentação de responsável técnico e memorial de caracterização do empreendimento com emissão de boletos totalmente digital
As dispensas de licença ambiental podem ser emitidas de forma gratuita e digital, desde segunda-feira (8/7), por meio da plataforma SimplificaGyn. O sistema também possibilita emissão de licença ambiental simplificada, com emissão de boletos totalmente digital, e vinculada ao uso do solo, a partir de apresentação de responsável técnico e memorial de caracterização do empreendimento.
Foto: Amma
O acesso para a emissão da licença ou da dispensa é realizado direto pelo portal da Prefeitura de Goiânia, no site goiania.go.gov.br, clicando em Portal do Contribuinte. Em seguida, basta informar o CPF e a senha, ou criar o seu cadastro. No portal, o cidadão deverá clicar em Serviços Seplanh e, em seguida, em Simplifica Goiânia. Desta forma, basta seguir os passos em tela e solicitar a licença ambiental, juntamente com o uso do solo.

O SimplificaGyn possibilita que as licenças ambientais sejam emitidas de forma simplificada, em até 24 horas após a comprovação de pagamento da taxa. Neste primeiro momento, o serviço estará disponível para licenças ambientais para atividades consideradas de baixo risco.
Para atividades consideradas de médio risco e com até 500m², a solicitação deverá ser realizada pelo profissional e pelo proprietário, de forma conjunta.
Atualmente, cerca de 60% dos pedidos de Licença Ambiental são destinados a atividades de baixo ou médio risco.
Por Secom da Prefeitura de Goiânia
- MRV&CO lança projeto inédito de IA para democratizar o acesso a dados sobre ESG
- Aedes aegypti durante o período de estiagem: Secretaria da Saúde de Goiás alerta para focos domésticos da dengue
- “Enem dos Professores”: Inep divulga edital da Prova Nacional Docente 2025; confira regras
- Saúde e comportamento: um em cada 9 adolescentes usa cigarro eletrônico no Brasil
- Advogado vê risco a aposentados em pedido da AGU ao STF sobre descontos indevidos do INSS