Com a perspectiva de crescimento, empresas investem pesado no desenvolvimento de plataformas, criação de estratégias de logística e em meios de comunicação cada vez mais personalizados para atender a demandas específicas. Em Goiás, por exemplo, rede de materiais de construção já investiu R$ 1,5 milhão para ampliar vendas on-lines
As vendas onlines já estão na rotina diária dos brasileiros, e só no ano de 2023 registrou um crescimento de 50% no faturamento, na comparação aos níveis pré-pandemia, segundo a pesquisa Panorama do E-commerce no Brasil. De acordo com a projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) para 2024, o e-commerce brasileiro deverá movimentar mais de R$ 205 bilhões até o fim deste ano.
Um levantamento realizado pela Selia, empresa especializada em soluções Full Commerce para o mercado de vendas digitais, apontou que atualmente o e-commerce tem 12% de penetração no varejo brasileiro. O percentual deve subir gradativamente para 13% em 2025, 14% em 2026, e para 15% em 2027. De olho nessa moderna forma de consumo, varejistas dos mais variados segmentos estão investindo pesado para prestar o melhor atendimento possível no ambiente virtual.
Um exemplo é o Grupo Soares, detentor da rede de materiais de construção Irmãos Soares, com mais de 20 lojas concentradas em Goiás e Minas Gerais. A marca já vende seus produtos para todo o país, via e-commerce e pretende ampliar o alcance da marca e o volume de vendas on-line nos próximos meses. Segundo Amanda Ajala, coordenadora de e-commerce da Irmãos Soares, hoje as operações pelas plataformas digitais representam cerca de 3% das vendas da empresa, porém a projeção é de que esse percentual alcance 10% já no ano que vem.
Para ampliar sua presença no e-commerce, a empresa não está poupando recursos financeiros e humanos. “Até o ano que vem, a nossa meta é dobrar o investimento na nossa estrutura para as vendas onlines, que estão tendo um crescimento muito rápido, de 50% a 70% no mês”, informa Amanda. A empresa já investiu R$ 1,5 milhão e ainda deve investir cerca de R$ 2 milhões para ampliar sua plataforma de e-commerce.
A estimativa da empresa é ter um incremento de vendas em até 500% dentro de um prazo de dois a três anos. A coordenadora de e-commerce avalia que o cenário local está acompanhando uma tendência mundial, que também influenciou o setor de materiais de construção em geral. “A procura de consumidores de outros estados do Brasil é grande, já temos uma performance boa na venda on-line de materiais de acabamentos e agora vamos ampliar para fazer entrega de todos produtos, inclusive dos básicos como cimento e telhas, por exemplo”, pontua a coordenadora de e-commerce da Irmãos Soares.
Logística e inteligência artificial
Amanda Ajala conta que a empresa já possui toda uma infraestrutura digital, com plataforma própria e diversos canais de vendas online, como site, whatsapp e até a presença em grandes plataformas de marketplace, o que, em sua visão, vai contribuir para que o canal on-line seja responsável pela maior parcela de vendas da empresa com o tempo.
“Nossa plataforma proporciona toda a experiência de compra de forma digital. Todo o mix de produtos da empresa está disponível no site, exceto produtos por encomenda. Todas as lojas com estoque possuem pontos de retirada, onde os clientes podem comprar no site e retirar na loja. Entregamos nas cidades que temos loja e nas regiões próprias, no momento. Mas o próximo passo é atender todo o país via transportadora. Ainda este ano, as entregas por transportadoras serão implantadas e entregarão qualquer produto para qualquer cidade do país”, adianta ela informando que hoje existe entrega via correios para outros estados, de produtos de menor porte.
A logística é um dos desafios da empresa para ampliar as vendas on-line para produtos de maior volume, mas, segundo ela, parcerias já estão sendo firmadas e ainda este ano a logística será totalmente implantada. Entre os próximos passos da empresa está a finalização da implantação da Inteligência Artificial em todas as plataformas de e-commerce da rede Irmãos Soares. “Com a IA, queremos oferecer para o cliente a melhor experiência, de forma personalizada. A Inteligência artificial vai proporcionar o direcionamento dos melhores produtos e marcas para o consumidor, de acordo com seu perfil, incluindo a análise de dados como faixa etária, local da residência, profissão, hábitos de consumo, entre outros”, destaca ela.
Sobre o Grupo Soares
A Irmãos Soares faz parte do Grupo Soares, cuja jornada teve início em 1967 e se destaca como um dos maiores do segmento no Centro-Oeste. Atualmente, o grupo também possui atuação nas áreas de incorporação imobiliária, agronegócio e de inovação tecnológica. Perto de completar seis décadas de história, o Grupo Soares está presente em 16 cidades e conta com mais de 20 lojas Irmãos Soares no País.
- HEMNSL promove encontro sobre os direito das gestantes
- Moda inclusiva: collab goiana lança jeans versátil em evento gratuito
- Adial formaliza adesão ao Pacto Global da ONU
- Supremo Tribunal Federal já condenou 310 pessoas por atos golpistas em 8 de janeiro
- Hot Park receberá cerca de 3,5 mil pessoas no Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas