31 de outubro de 2025
Empresas, Economia e MercadoMeio ambienteNoticia, Política e GovernoShows e Eventos

Eice deve alcançar cerca de 100 rodadas internacionais de negócios somente nesta sexta (31)

Neste ano, o Encontro Internacional de Comércio Exterior (EICE) está recebendo o dobro de indústrias goianas interessadas em exportar seus produtos. Evento, que chegou a sua 12ª edição e reúne compradores de 12 países, consolida feira entre uma das mais pujantes do Centro-Oeste

No segundo e último dia da 12ª edição do Encontro Internacional de Comércio Exterior (Eice), que integra a programação da Expoind 2025 – Feira de Fornecedores de Tecnologia e Soluções para Indústria de Goiás – a expectativa é de que ocorram mais 100 rodadas de negócios internacionais ao longo desta sexta-feira (31).

Na quinta, primeiro dia  de negociações, na quinta-feira (30), já aconteceram 94 rodadas de negócios entre representantes de diversas indústrias do goianas e compradores internacionais. Nessa sinergia, o volume de negócios estimados ontem foi de U$ 8.193.240,00, que devem ser fechados nos próximos meses.  “Em relação ao número de indústrias goianas interessadas em exportar seus produtos, tivemos o dobro de inscrições, chegando a quase 50″, diz Juliana Tornim, gerente de internacionalização da Fieg. 

Para tanto, desembarcaram em Goiânia compradores da Guatemala, Peru, Uruguai, Chile, Bolívia, Estados Unidos, entre outros. Entre os principais segmentos que atraíram esses empresários, destacam-se alimentos e bebidas e produtos de cosméticos e higiene pessoal. Um supermercadista da Bolívia, por exemplo, apontou desde fio dental, sabonetes, escovas de dente até azeites e cereais em geral como os principais produtos de sua cesta de interesses. Um representante da Colômbia virá em busca de alimentos específicos para dieta cetogênica e alimentos ricos em proteínas. 

Esses são alguns dos exemplos de empresas que percorreram  centenas de quilômetros de distância com o intuito de fechar negócios em Goiás – já que a proposta do encontro é justamente fazer o elo de ligação entre as indústrias goianas e o mercado internacional, criando um ambiente favorável à geração de negócios e à diversificação de destinos.

Além de promover o encontro entre compradores internacionais e indústrias goianas, a meta da Federação da Indústria do Estado de Goiás (FIEG) é apoiar empresas que já exportam e, ao mesmo tempo, preparar aquelas que ainda estão dando os primeiros passos no comércio exterior. 

“Oferecemos assessoria para orientar empresários que ainda não têm experiência em exportação. É uma forma de abrir portas para que mais indústrias goianas conquistem espaço no mercado global”, afirma Juliana Tormin, gerente do CIN-Fieg.O Centro de Convenções de Goiânia também vai receber representantes diplomáticos de diversos países da Europa, Ásia, África, dos Estados Unidos e do Canadá.

Hoje também acontece uma rodada de negócios entre os expositores da Expoind, uma iniciativa da FIEG para incentivar os negócios entre os participantes do evento e destes com as indústrias goianas.


Serviço:
Rodada de Negócios Internacional – EICE 2025
Horário: 13h às 19h
Local: Expoind – Centro de Convenções

Por Karina Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *