Elon Soares, fundador do Grupo Soares, falece aos 86 anos
Faleceu em Goiânia, nesta quarta-feira, 30 de julho, o fundador do Grupo Soares, Elon Soares, aos 86 anos. Natural de Ipameri, o empresário goiano deixa cinco filhos, 11 netos, um bisneto, centenas de funcionários e parceiros de negócios.
Elon Soares foi um líder que inspirou com sua ética, coragem, lealdade e empreendedorismo desde que abriu a primeira loja da Irmãos Soares, ao lado do irmão, em 1967, dando origem, mais tarde, ao Grupo Soares, que hoje conta com atuação diversificada em diversos segmentos.
Imagem: Elon Soares / Hedmilson Ornelas/Portal Alego
Mas, acima de um notável empresário, Elon Soares foi também um grande ser humano. Aquele que conquistou a parceiros, funcionários e amigos com seu carisma, humildade e sensibilidade. Comprou, vendeu, atendeu, aprendeu e ensinou com palavras e atitudes.
Para que as últimas homenagens sejam prestadas, todas as lojas do Grupo estarão fechadas nesta quarta-feira. O velório será realizado no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia, a partir das 11h, e o sepultamento ocorrerá às 17h.
De empreendedor mirim a fundador de um dos maiores grupos empresariais de Goiás
Elon Soares iniciou suas atividades empreendedoras muito cedo, logo após completar 10 anos de idade, quando já havia se mudado com a família para Goiânia, vendendo balas na porta de um cinema no bairro de Campinas e numa banca colocada na porta da casa dos seus pais. Inquieto e com ampla visão, também vendeu lenha e artigos de armarinhos de porta em porta. Daí a pouco, já estava com uma banca na feira, vendendo cereais não perecíveis.
Incansável, começou a distribuir o maior jornal local na época, chegando a revender em toda a Capital. Após esse período, montou uma pequena agroindústria de criação, abate e distribuição de carne suína. Foi sua primeira sociedade com o seu irmão Odilon Soares.
Goiânia ficou pequena para os dois e com a construção de Brasília, eles compravam carnes bovina, suína e de aves e passaram a abastecer hotéis, restaurantes e órgãos públicos da nova cidade. Odilon cuidava das compras em Goiânia e Elon cuidava da distribuição. E logo veio a primeira loja física, resultado da parceria dos irmãos: um armazém de secos e molhados, na rua José Hermano, no bairro de Campinas, em Goiânia.

Sempre atentos a oportunidades, um certo dia, ao sair para comprar uma torneira para um conserto no armazém, os irmãos Odilon e Elon acabaram comprando a loja toda, a Ferragista São Tomé, na Avenida Bahia, em Campinas. E daí nasceu em 1967, a Irmãos Soares, que se tornou uma das maiores lojas de materiais de construção da região Centro-Oeste.
A empresa se transformou numa holding que, atualmente, além da Irmãos Soares, conta com as lojas de materiais para acabamentos premium, Essence Acabamentos, e com empresas nas áreas do agronegócio, incorporação imobiliária, tecnologia e investimentos.
Ultimamente, Elon Soares estava acompanhando as obras daquele que considerava ser o seu maior legado, o Instituto Elon Soares, cuja previsão de inauguração seria no próximo aniversário do fundador, 10 de outubro.
Com sede em Trindade, o Instituto Elon Soares terá como objetivo principal oferecer apoio aos jovens com a promoção de atividades gratuitas, como cursos de iniciação profissional para atender às principais demandas do mercado de trabalho, principalmente na área de construção civil, que é um dos braços da atuação empresarial do grupo. A iniciativa era um desejo do fundador, que sempre teve um olhar sensível para a formação dos jovens.
Marcelo Camorim
Presidente do Conselho de Administração e de Família do Grupo Soares
Por Valdevane Rosa
- Retorno às aulas: professores de Goianira participam de Encontro Formativo da SME
- Codego e indústrias se unem aos Bombeiros em campanha para conter incêndios
- Elon Soares, fundador do Grupo Soares, falece aos 86 anos
- Ministério Público de Goiás entra com ação de anulação de contrato entre Prefeitura de Goiânia e Sesi para realização de perícias médicas
- Receita federal paga nesta quinta (31/07), terceiro lote de restituição do IR de 2025