A iniciativa do programa Agora Tem Especialistas também chega a outros quatro estados. Na capital goiana, o novo serviço foi instalado no Hospital das Clínicas da UFG
A expansão do número de centros de radioterapia é umas das medidas do Agora Tem Especialistas para aumentar a oferta de tratamento de câncer em todo o Brasil. Por isso, nesta quinta-feira (11), o Ministério da Saúde entregou ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), em Goiânia (GO), um acelerador linear. Na unidade hospitalar onde o serviço de radioterapia foi inaugurado, 600 novos pacientes do SUS poderão ser tratados por ano nesse equipamento de alta tecnologia, essencial para garantir cuidados oncológicos.
A inauguração do Centro de Radioterapia em Goiânia acontece no mesmo dia em que outros quatro aceleradores lineares também foram entregues a serviços de saúde nas cidades de Itabira (MG), São Luís (MA), Marília (SP) e Colatina (ES). O anúncio nacional foi feito pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, diretamente de Itabira (MG).

Em Goiânia (GO), o evento contou com a participação do secretário-executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, e do secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Secretaria de Relações Institucionais, o Conselhão, Olavo Noleto.


“Temos que reconhecer os avanços que o governo do presidente Lula tem feito na área da saúde e na atenção especializada em todo o país, com uma das maiores expansões de orçamento federal desde a transição, já com a PEC da transição, ampliando recursos destinados para a saúde. O presidente Lula pediu para a gente ofertar para a população atenção especializada, e aqui o Estado de Goiás ampliou muito o número de cirurgias quando comparamos 2023, 2024 e 2025 com o ano de 2022”, pontua o secretário executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda.
O secretário executivo ressalta que o acelerador linear vai suprir outro grande gargalo do estado: o tempo de espera por tratamento de câncer. “Aqui a gente tem que reconhecer a generosidade do governo do presidente Lula com o Estado de Goiás. Com esse acelerador linear — um investimento de 14,5 milhões de reais, nós temos aqui um equipamento que não só garante mais acesso à tecnologia, mas atende à principal preocupação do presidente Lula: reduzir o tempo de espera para que a população possa ter acesso ao tratamento”, pontua o secretário executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda.
Para garantir a aquisição dos cinco aceleradores lineares, o governo federal investiu mais de R$ 67,5 milhões. Já para a adequação da infraestrutura física e instalação do acelerador linear no Hospital Federal de Goiás, foram R$ 14,5 milhões. O serviço ampliará a capacidade instalada da oferta de radioterapia na capital goiana e região.
Agora Tem Especialistas leva radioterapia a todo o país
Com a entrega de 22 aceleradores lineares apenas neste ano pelo Agora Tem Especialistas, todos os estados passam a contar com centros de radioterapia. Isso significa que, além de expandir a oferta na rede pública, o programa leva mais qualidade de vida para quem está em tratamento, uma vez que os pacientes com diagnóstico de câncer poderão receber os cuidados do SUS perto de casa. Até então, a média de deslocamento nacional era de 145 km até o estado onde o serviço é oferecido.
Além do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, também receberão aceleradores lineares as seguintes unidades de saúde: Hospital Nossa Senhora das Dores, em Itabira (MG); Hospital Geral Tarquínio Lopes Filho, em São Luís (MA); Santa Casa de Misericórdia de Marília (SP); e Hospital Maternidade São José, em Colatina (ES). As entregas ocorrem menos de uma semana após o governo federal inaugurar o primeiro Centro de Radioterapia do Amapá.
A inauguração dos aceleradores lineares faz parte do Plano de Expansão da Radioterapia no SUS (PERSUS), que, em consonância com o Agora Tem Especialistas, visa reduzir os vazios assistenciais e atender às demandas regionais de assistência oncológica, de modo a reduzir o tempo de espera no SUS.
Até o final de 2026, 121 novos aceleradores lineares serão entregues em todo o país pelo programa. Assim, mais de 84,7 mil pacientes serão beneficiados. Atualmente, o SUS conta com 369 aceleradores lineares, que realizaram 180,6 mil procedimentos em 2024, contra 155,5 mil em 2022, um aumento de 16%.
Por Ministério da Saúde
- Katana Nissan é palco da apresentação do novo SUV Kait
- Hugol realiza 5ª simulação de catástrofe e desastre com múltiplas vítimas, nesta segunda (15/12)
- Em Goiânia, Ministério da Saúde inaugura centro de radioterapia com equipamento de alta tecnologia para tratamento de câncer
- CEAP-SOL arrecada brinquedos na campanha Natal Solidário
- Ministério da Saúde lançou em Firminópolis (GO) carreta de saúde da mulher do programa Agora Tem Especialistas