Emergências Sanitárias: versão em português do manual de resposta a surtos já está disponível
Traduzida pelo Ministério da Saúde, a publicação da Organização Pan-Americana da Saúde reúne orientações estratégicas e práticas para fortalecer a resposta a surtos e emergências sanitárias
O Ministério da Saúde traduziu para o português o Manual de Resposta Nacional a Surtos da Rede Global de Alerta e Resposta a Surtos (GOARN), publicado pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). O material consolida conhecimentos técnicos e orientações essenciais para apoiar respostas a surtos, epidemias e pandemias em diferentes contextos e cenários de risco.
O documento representa um avanço importante na preparação e na capacidade de resposta do Brasil e de outros países de língua portuguesa, reunindo orientações técnicas e operacionais baseadas nas melhores práticas consolidadas pela Rede GOARN em mais de duas décadas de atuação internacional.
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O MATERIAL

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Mariângela Simão, ressalta que a preparação e a resposta eficazes a surtos e emergências sanitárias dependem da atuação conjunta de governos, instituições acadêmicas, organismos internacionais e comunidades. Segundo ela, o Manual de Resposta Nacional a Surtos representa um recurso estratégico fundamental, capaz de fortalecer as capacidades nacionais, padronizar procedimentos e apoiar a tomada de decisão rápida e coordenada. “Além de consolidar diretrizes técnicas essenciais, o manual promove a integração do Brasil a uma rede internacional solidária e preparada, ampliando a cooperação e o intercâmbio de experiências”, afirma.
A publicação reúne diretrizes sobre coordenação de parceiros, vigilância epidemiológica, diagnóstico laboratorial, manejo clínico, prevenção e controle de infecções, além de comunicação de risco e engajamento comunitário. Também apresenta exemplos práticos e modelos de governança adaptáveis a diferentes realidades nacionais e locais.
Estratégia
O diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública, Edenilo Baltazar Barreira Filho, ressaltou que o manual é um instrumento estratégico para fortalecer a preparação e a resposta a surtos, ao mesmo tempo em que incentiva a integração entre instituições, a troca de experiências e a construção de confiança social. “Enfrentar emergências de saúde requer coordenação, cooperação internacional e aprendizado conjunto — princípios fundamentais para o fortalecimento do SUS e da segurança sanitária global”, afirma.
O Manual de Resposta Nacional a Surtos está disponível no site da OPAS/OMS e na Plataforma de Conhecimento da GOARN, servindo como referência para gestores, profissionais de saúde e instituições envolvidas na preparação e resposta a emergências sanitárias.
João Moraes
Por Ministério da Saúde
- Jardim América recebe residencial compacto altamente tecnológico em frente à praça C-220
- CRV Industrial e Rubi S.A. encerram edição especial do Programa Capacitar
- Emergências Sanitárias: versão em português do manual de resposta a surtos já está disponível
- HMAP reduz em 20% o consumo de água com adoção de práticas sustentáveis
- Últimos dias: inscrições em Goiás para financiamento de infraestrutura em saúde terminam em 7 de novembro
