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Empresas: Goiás registra mais de 14 mil novos pequenos negócios em janeiro de 2024

Número é 20% maior que o registrado no mesmo mês do ano anterior

Por Taissa Gracik, de Goiânia

Um levantamento realizado pelo Sebrae com dados da Receita Federal do Brasil aponta que 14.658 novos pequenos negócios foram abertos em janeiro de 2024. O número é 20% superior ao registrado no mesmo período de 2023 (12.181) e 46% maior do que o registrado em 2022 (10.026). O estado de Goiás, por sua vez, tem hoje mais de 840 mil empresas ativas e, destas, 95% (759.907) são pequenos negócios.

Fonte: Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Goiás

Quanto à geração de emprego, dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostram que os pequenos negócios, em Goiás, criaram mais de 47 mil empregos em 2023. O dado representa 95% de todas as vagas de emprego formal criados em Goiás.

No estado, as atividades “promoção de vendas”, “comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios” e “cabeleireiros, manicure e pedicure” lideram o ranking de maiores taxas de abertura de empresas em 2024. As atividades “preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente” e “obras de alvenaria” ocupam o 5º e 6º lugar no ranking, respectivamente.

Fonte: Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Goiás

Os pequenos negócios

Os pequenos negócios (ME, EPP e MEI) desempenham um papel significativo na economia brasileira, contribuindo para a geração de empregos, estimulando a inovação, promovendo o empreendedorismo e impulsionando o crescimento econômico. O principal fator de diferenciação entre ME, EPP e MEI, está relacionado ao faturamento do negócio e ao número de funcionários que possuem.

As Microempresas (ME) podem ter uma receita anual de até R$ 360 mil, enquanto as Empresas de Pequeno Porte (EPP) possuem receita acima de R$ 360 mil e menor ou igual a R$ 4,8 milhões. Já os Microempreendedores Individuais (MEI) podem faturar até R$ 81 mil, com a contratação de apenas um colaborador.

Devido ao menor risco financeiro, possibilidade de aprendizado prático e facilidade para abertura, o pequeno negócio é uma porta de entrada para o empreendedorismo. Além disso, proprietários de pequenos negócios têm mais controle sobre as operações e decisões, com a capacidade de implementar mudanças rapidamente, o que permite a vivência e aprendizado sobre todos os aspectos do empreendedorismo (desde finanças, até gestão de equipe e atendimento ao cliente).

Por Agência Sebrae de notícias

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