19 de setembro de 2024

PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Portal de Conteúdos e Notícias

ArtigosCasa e construçãoMeio ambienteNoticia, Política e Governo

Energia solar: entenda as diferenças entre o sistema isolado e o conectado à rede

À medida que a sociedade se torna cada vez mais consciente sobre a limitação dos recursos naturais, a produção de energia renovável, principalmente por meio do uso de painéis fotovoltaicos, se torna cada vez mais comum. Neste cenário, é fundamental compreender as diferenças entre o sistema fotovoltaico isolado, também conhecido como “off grid”, e o sistema conectado à rede, conhecido como “on grid”, para entender melhor os benefícios da utilização dessa tecnologia de produção de energia limpa. Entenda a diferença entre sistemas On Grid e Off Gridd!

Cada um desses sistemas tem suas peculiaridades, vantagens e aplicações, e para escolher o que é mais adequado para cada situação, é preciso compreender como eles funcionam. Vamos, então, mergulhar um pouco mais nesse universo de possibilidades que a energia solar oferece.

Sistema fotovoltaico conectado à rede (On Grid)

O sistema on grid é, sem dúvida, o que mais oferece vantagens para o consumidor comum, principalmente por proporcionar um fornecimento de energia constante. Isso significa que, quando a geração de energia do sistema fotovoltaico da propriedade não for suficiente para suprir as necessidades dos usuários, o abastecimento pela rede da distribuidora padrão poderá ser utilizado.

Esse sistema opera através de um equipamento chamado relógio bidirecional, que registra o consumo e a produção de energia. Em momentos de alta produção, como nos horários de mais sol, o que é produzido além do consumo é injetado na rede. Já nos momentos onde o consumo é maior do que a produção, como à noite, o relógio registra o consumo.

Essa geração de energia excedente ao consumo é convertida em créditos (em kWh) para uso posterior. Isso é possível graças a um sistema chamado de net metering, ou sistema de compensação de energia elétrica, que permite que a energia que você produz, mas não utiliza, possa ser enviada para a rede elétrica, e a energia que você consumir a mais do que produziu possa ser compensada.

Além disso, é importante ressaltar que o sistema on grid é regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Esta regulamentação estabelece o que é necessário para regularizar a microgeração de energia, quais impostos são envolvidos e como funciona o sistema de compensação energética.

As vantagens do net metering, que transforma a sobra da produção em créditos quilowatts-hora a serem abatidos do consumo total, são um incentivo extra para o investimento em novos métodos de geração de energia renovável. Além disso, a maioria dos estados brasileiros isenta a unidade microgeradora da incidência do ICMS sobre a energia gerada, sendo que tudo indica que outros estados deverão adotar essa medida em breve.

Vantagens do Sistema On Grid

  • Maior Retorno Financeiro com a Geração Distribuída

Quando o sistema está conectado à rede, a energia não consumida imediatamente pela unidade geradora é injetada na rede, e posteriormente, esses quilowatts extras são abatidos nas contas de energia. Isso significa uma redução significativa no valor da conta de energia, proporcionando em curto prazo, o retorno financeiro do que foi investido no sistema.

  • Baixo Custo

Os sistemas fotovoltaicos isolados e conectados à rede possuem, em geral, a mesma estrutura no que se refere aos equipamentos que os compõem. A diferença está nas baterias e nos controladores de carga, que são necessários no sistema off grid. Esses equipamentos adicionais aumentam o custo de instalação e requerem manutenção periódica, o que encarece o sistema como um todo. Já o sistema on grid é mais barato e simples de instalar.

A Rede Funciona como uma Bateria Virtual

No sistema on grid, a rede de distribuição padrão funciona como uma espécie de bateria infinita, armazenando a produção de energia excedente e garantindo o fornecimento de energia à propriedade quando não há incidência de raios solares ou nos períodos noturnos.

Sistema fotovoltaico isolado (Off Grid)

Diferente do sistema on grid, o sistema off grid é caracterizado pela independência total da rede de distribuição de energia elétrica convencional. Nesse tipo de sistema, a energia gerada pelos painéis fotovoltaicos é direcionada à alimentação dos aparelhos elétricos da propriedade e armazenada em baterias para uso quando o sistema não está produzindo energia.

Isso significa que este tipo de sistema funciona de maneira autônoma, sendo uma solução ideal para lugares remotos ou de difícil acesso, onde o abastecimento energético padrão não chega ou é deficiente, ou ainda onde o custo de se conectar à rede seja muito alto.

Vantagens do Sistema Off Grid

  • Energia Disponível em Locais Remotos

Como dito anteriormente, os sistemas off grid são a solução perfeita para fornecer energia em áreas rurais ou locais desprovidos de rede de distribuição elétrica convencional.

  • Independência Energética

A auto-suficiência energética também é uma forma de segurança. No sistema off grid, as falhas de energia na rede de serviços públicos, em teoria, não afetam os sistemas solares fora da rede.

Contudo, é importante destacar que as baterias têm um alto custo e possuem um limite de armazenamento de energia. Portanto, para não tornar o valor do sistema proibitivo, é recomendável adquirir um gerador reserva para essas situações.

Conclusão

Esperamos que agora você esteja mais familiarizado com as diferenças entre sistema isolado e sistema conectado à rede. A escolha do sistema ideal dependerá de suas necessidades específicas, do local onde você vive e do investimento que você está disposto a fazer.

A energia solar é um recurso incrível que tem o potencial de mudar a forma como produzimos e consumimos energia, contribuindo para um futuro mais sustentável. Portanto, continue se informando e acompanhando nossos posts para saber mais sobre a geração de energia solar. 

Fonte: https://www.solarvoltenergia.com.br/blog/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *