Ícone do site PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Esclarecendo cinco dúvidas sobre a vasectomia

Medical practitioner asking patient questions from the list

Urologista explica os mitos mais famosos sobre o procedimento masculino

O Ministério da Saúde calcula um aumento de 40% nas cirurgias de vasectomia no Brasil em dois anos. Em 2022 foram 67 mil procedimentos entre homens com 21 e 30 anos, em 2024 subiu para 95 mil, aumento de 40%. O crescimento pode ser explicado em parte pela mudança na lei, que reduziu de 25 para 21 anos a idade mínima para os homens fazerem o procedimento. Quem tiver menos e quiser fazer precisa ter ao menos dois filhos vivos. Além disso, não é mais necessária a autorização da parceira.

Imagem: divulgação internet Freepik

Lembrando o Dia do Homem, celebrado em 15 de julho, o urologista Pedro Henrique Moreira, que atende no centro clínico do Órion Complex, explica sobre essa operação. “A vasectomia nada mais é que uma cirurgia esterilizadora masculina, onde homens têm desejo de não ter mais filhos. É uma cirurgia que dura por mais ou menos de 20 a 30 minutos, com anestesia local e de sedação. Depois de três dias se pode voltar às atividades habituais e depois de cinco dias voltar a fazer atividade física”, detalha.

O urologista Pedro Henrique Moreira desvenda alguns mitos em torno da vasectomia
Arquivo pessoal

Segundo o especialista, o resultado do procedimento não é imediato. “A gente tem que esperar em torno de 45 a 90 dias após a cirurgia e para pedir o exame de espermograma para ver se realmente não existe nenhum espermograma no paciente. Durante esse período é ideal que se utilize outros métodos contraceptivos para evitar a gravidez”, pontua. 

Desvendando mitos
Pedro Henrique Moreira desvenda alguns mitos em torno da vasectomia, confira:

Por Dayse Luan

Sair da versão mobile