7 de maio de 2025
Direito e cidadaniaMeio ambienteNoticia, Política e Governo

Evitando crime ambiental e prejuizo à coletividade: Fiscalização pede apoio de moradores para uso dos depósitos provisórios de lixo em Goiânia

Goianiense adere à iniciativa, mas ainda há pessoas que insistem em jogar material sem uso em locais inapropriados, o que configura crime ambiental e prejudica a coletividade

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Eficiência, reafirma pedido para que os moradores usem os depósitos provisórios de materiais inservíveis, instalados em pontos estratégicos da cidade, para que o descarte seja feito de maneira apropriada. “A prefeitura faz a parte dela, é preciso que mais pessoas façam o mesmo, que tenham empatia com os demais moradores e vizinhos”, pede o gerente de controle e recuperação fiscal da Secretaria de Eficiência, Renato Medeiros. Ele lembra que no início desta gestão foram criados oito depósitos provisórios, que se somam aos cinco ecopontos que já existiam.

Renato esclarece que cada morador pode depositar nesses locais provisórios até 3m³ de resíduos secos, o equivalente a uma carretinha. Os locais podem receber desde móveis e entulho, a pneus e restos de jardinagem – normalmente descartados encontrados em lotes baldios. “Tem um sofá velho, uma cama velha, um colchão, um fogão? Deixa aqui”, orienta o gerente, em relação ao tipo de material que pode ser deixado nos pontos provisórios para que a prefeitura faça o recolhimento e dê o destino apropriado. “O que não pode é trazer material orgânico e, principalmente, jogar esse lixo em qualquer lugar, causando prejuízos para as outras pessoas”, acrescenta.

O gerente lembra que a prática configura crime ambiental, previsto na Lei de Crimes Ambientais e no Decreto 6514, que prevê multa mínima de R$ 5 mil, além de apreensão da carretinha ou do veículo que está fazendo o descarte. “E a pessoa pode ainda responder por crime ambiental. É melhor não fazer isso”, pede. A administração disponibiliza canais para denúncias: os telefones 161, da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), e 3524-2115, 2121 e 2125. “Quando é um local muito recorrente de descarte, pode também abrir um processo na Amma, informando o local, às vezes é difícil acesso, não tem endereço, mas com as coordenadas o nosso pessoal vai monitorar”, conclui.

Denúncia

A servidora pública Bruna Isecke flagrou um morador descartando lixo a poucos metros do depósito provisório no Setor Vale do Araguaia no fim de semana e denunciou. “Constantemente aqui na região leste da cidade vemos esses descartes em locais inapropriados, sendo que o prefeito disponibilizou para a gente aqui um local certo para fazer descarte, que é um ponto temporário”, diz Bruna, indignada. “A população também precisa ajudar, precisa ajudar a Amma, a Comurg, porque elas estão fazendo o trabalho”. Bruna conta que passou pelo local no sábado e viu uma pessoa jogando um sofá, dois colchões e várias sacolas com lixo. “Então fica aí a dica para descartar no lugar certo”, sugere.

Nos pontos provisórios, podem ser descartados:

  • Entulho de construção
  • Resíduos de poda e jardim
  • Materiais recicláveis
  • Móveis (1 unidade por pessoa, recolhidos pelo serviço Cata-Treco)

Os pontos estão localizados nos seguintes endereços:

  • Rua Perimetral 2 com Av. Liberdade, Vale do Araguaia
  • Av. Maurício Gomes com Av. Berlim, Jardim Europa
  • Via das Chácaras com Rua Anicuns 3, Residencial Anicuns
  • JH-14, Jardim das Hortências
  • Rua SV-18 com Rua Jaraguá, Solar Ville
  • Av. Antônio Fidelis, próximo à Alameda Imbé, Parque Amazônia
  • Av. Veneza com VN22, Brisas do Cerrado
  • Av. do Capim com Rua RB17, Recanto do Bosque

Ecopontos fixos

Além dos pontos provisórios, Goiânia conta com ecopontos fixos, que recebem os mesmos tipos de resíduos, além de:

  • Eletrônicos (até 3 unidades por pessoa)
  • Pneus (até 4 unidades por pessoa)
  • Óleo de cozinha usado

Os ecopontos fixos estão localizados nos bairros:

Jardim Guanabara II – Rua GB-5 com Rua GB-6
Setor Faiçalville – Av. Nadra Bufaiçal com Av. Madri APM
Jardim São José – Rua Frei Nazareno Confaloni com Rua Irmã Maria Bernarda
Residencial Campos Dourados – Rua São João Del Rei APM 07
Parque Eldorado Oeste – Rua Elo 43

Fotos: Eurico Rocha/Secom

Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Goiânia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *