12 de março de 2025
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Expressões populares em português: ‘para inglês ver’

Plano de aula traz a origem do termo, seu significado e como usá-lo corretamente

Por Daniela Leite Nunes, do Instituto Claro

Área de Conhecimento: Língua Portuguesa

Nível: Ensino Fundamental I

Conteúdos

Este plano de aula integra uma série de materiais que trata de expressões populares utilizadas na língua portuguesa, sendo dedicado à expressão “para inglês ver”. Traz informações sobre a origem e como usar essa expressão popular.

Objetivos

  • Compreender o que são expressões populares e como elas surgem;
  • Entender a origem e o significado da expressão “para inglês ver”; e
  • Saber utilizar a expressão no dia a dia.

Conteúdos/Objetos do conhecimento:

  • O que são expressões populares e de que forma elas surgem?;
  • Origem e significado da expressão popular “para inglês ver”;
  • Como usar a expressão popular “para inglês ver”; e
  • Exercícios de fixação.

Palavras-chave:

Expressões populares. “Para inglês ver”.

Previsão para aplicação:

1 aula (50 min).

1ª Etapa: O que são expressões populares e de que forma elas surgem?

Comece a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que são expressões populares, discutindo coletivamente tudo o que for trazido pela turma.

Em seguida, explique que expressões populares são frases ou termos usados por várias pessoas para expressar uma ideia de maneira divertida ou rápida. Essas expressões têm, muitas vezes, um significado que não é literal, ou seja, não querem dizer exatamente o que as palavras representam. Elas surgem por meio de acontecimentos da vida real, por conta de histórias, pela forma como as pessoas começam a usar certas palavras para descrever situações e, até mesmo, em razão de fatos históricos.

Conte à turma que, ao longo do tempo, as pessoas foram inventando essas expressões para descrever situações do cotidiano de forma criativa, para que todos pudessem entender rapidamente. Considerando que a língua portuguesa é falada há muito tempo no Brasil, muitas expressões surgiram ao longo dos anos e seguem sendo usadas até hoje.

Neste plano de aula, trataremos da expressão “para inglês ver”.

2ª Etapa: Origem e significado da expressão popular “para inglês ver”

Escreva na lousa a expressão “para inglês ver”. Em seguida, divida a turma em pequenos grupos e peça que discutam o que acham que significa essa expressão popular. Dê a eles alguns minutos e, ao final desse tempo, um representante de cada grupo deve compartilhar as conclusões com a turma.

Depois desse momento inicial, em que você deve mediar os debates e incentivar a troca de ideias, conte aos alunos que a expressão “para inglês ver” surgiu há muito tempo, durante o período em que o Brasil ainda era colônia de Portugal. Naquela época, a Inglaterra pressionava o Brasil a acabar com o escravismo. Para satisfazer essa pressão, o governo brasileiro criou leis que pareciam proibir o tráfico de escravizados, mas na verdade ninguém fazia nada para que essas leis fossem realmente cumpridas. Essas leis eram feitas apenas “para inglês ver”, ou seja, para mostrar para os ingleses que estavam tomando uma atitude, mas no fundo nada mudava.

Explique, ainda, que, hoje em dia, usamos essa expressão quando queremos dizer que algo foi feito apenas de aparência, sem intenção real de acontecer de verdade. Por exemplo, quando alguém faz algo só para impressionar os outros, mas não leva a sério aquilo, ou quando uma lei é aprovada apenas para atender à pressão popular a algum interesse político, mas na prática ninguém cumpre a lei e não há qualquer fiscalização.

3ª Etapa: Como usar a expressão popular “para inglês ver”

Retomando a etapa anterior, explique aos alunos que a expressão “para inglês ver” é usada para descrever situações em que alguém faz algo apenas para “parecer” ou “dar a impressão” de que está fazendo algo de verdade, mas sem intenção real de mudar ou resolver a situação. Comente que essa expressão é crítica, pois é utilizada para apontar quando uma ação é superficial ou feita apenas para mostrar aos outros, sem sinceridade.

Para ilustrar, peça que imaginem uma situação em que uma criança arruma o quarto para mostrar aos pais, mas, na verdade, esconde a bagunça embaixo da cama ou dentro do armário. Diga que, nesse caso, podemos dizer que a criança arrumou o quarto “só para inglês ver”.

Outro exemplo que você pode dar é o de um aluno que promete estudar muito para uma prova, mas apenas olha para os livros quando está perto dos colegas, sem realmente se dedicar. Explique que, nesse caso, ele está fazendo isso “para inglês ver”, ou seja, apenas para que os outros pensem que ele está estudando, sem estar.

Encoraje os alunos a pensarem em outras situações parecidas e a compartilharem suas ideias com a turma, para que possam praticar o uso da expressão em contextos do dia a dia. Peça que tentem criar exemplos próprios, incentivando-os a entender de forma prática o significado e o uso da expressão em várias situações.

4ª Etapa: Exercícios de fixação

Abaixo, veja sugestões de exercícios de fixação:

Proposta 1: Ilustração

Peça que cada aluno faça um desenho para representar uma situação em que alguém faz algo “pra inglês ver”.

Em seguida, os alunos compartilham seus desenhos e explicam para a turma o que escolheram ilustrar.

Proposta 2: Encenação

Divida a turma em pequenos grupos e entregue para cada grupo um cartão, no qual haverá a descrição de uma situação. As situações envolvem ações feitas “pra inglês ver”.

Cada grupo deverá criar uma pequena encenação (ou uma história curta) representando a situação descrita, enquanto tenta mostrar como a expressão “pra inglês ver” se aplica.

Ao final das apresentações, o professor pergunta aos outros alunos como a encenação demonstra uma ação feita “pra inglês ver”.

Veja abaixo alguns exemplos de situações que podem estar nos cartões a serem distribuídos aos alunos:

  • “Um aluno faz perguntas durante a aula só para mostrar ao professor que está interessado, mas não quer aprender de verdade.”
  • “Alguém pinta uma parede velha da casa para que pareça nova, mas a estrutura da casa está podre.”
  • “Uma pessoa varre a sujeira para debaixo do tapete, mas a casa continua suja.

Bom trabalho!

Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes.

Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Fonte: institutoclaro.org.br

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