Fohat Cia de Dança retoma formação com foco em cultura afrodiaspórica para espetáculo ‘Fuxico’
Atividade integra consultoria prestada pela mestra e doutoranda Juliana Jardel para aprofundamento dos conceitos que inspiram a obra “Fuxico”, em circulação nacional
Após o período de férias, a Fohat Cia de Dança retomou sua agenda de formação com uma nova aula de Juliana Jardel, profissional responsável pela consultoria em arte e cultura afrodiaspórica. Voltada exclusivamente para os bailarinos da companhia, a atividade aconteceu na última terça-feira (29/7), no Studio Dançarte. A ação deu continuidade ao processo de aprofundamento dos conceitos que norteiam o espetáculo “Fuxico”, em cartaz desde 2024 com circulação nacional.
Imagem: divulgação
Mestra em Performances Culturais e doutoranda em Antropologia Social pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Juliana Jardel desenvolve um método em dança intitulado “Movimentos Atlânticos” e tem como linha de pesquisa os bailarinos negros da diáspora negro-africana. A especialista atuou com a companhia ao longo de maio, trazendo importantes reflexões sobre letramento racial e as possibilidades estéticas afrodiaspóricas que inspiraram a obra.
Com esta consultoria, a Fohat Cia de Dança reforça seu compromisso de construir uma narrativa que reverencia e respeita a cultura afrodiaspórica, bem como de garantir a autenticidade e a força do espetáculo “Fuxico”. Inspirada em um artesanato tão expressivo que surgiu com os escravos no nordeste brasileiro, a obra trata da diversidade da cultura brasileira, com sua mistura de ritmos, sons ricos e criativos.


Com direção e coreografia de Ariadna Vaz, o espetáculo combina trilha sonora marcada por zabumba, sanfona, viola caipira e triângulo com coreografias originais que exploram a dança contemporânea e as danças urbanas. O resultado é um único balé, porém como uma colcha de retalhos: colorido, surpreendente e inusitado.
Fundada em Goiânia, a Fohat Cia de Dança atua profissionalmente desde 2001 e, desde então, já realizou inúmeras produções e turnês nacionais e internacionais. Reconhecida por sua abordagem criativa e original, o grupo reúne bailarinos versáteis que exploram múltiplas técnicas e estilos. São eles: Bruna Lemes, Daniel Matias, Fernanda Mota, Isabela Suanno, Ismarley Bispo, Joyce Rocha, Killder Alves, Lorena Lugon, Marcus Nascimento, Raquel Zoega, Thayrc Matheus Amorim.
Por Olho Comunicação
- Secretaria da Cultura de Goiás lança livro de colorir com temática da cidade de Goiás
- Escola em tempo integral deve ter jornada mínima de 35 horas semanais
- Goiás nomeia mais 41 analistas ambientais
- Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, decreta prisão domiciliar de Bolsonaro
- Ato PGJ determina abertura de novo concurso para 37 vagas de promotor(a) de Justiça substituto(a) em Goiás