Goiânia: animais de famílias de baixa renda são atendidos em UPAVet da prefeitura
Unidade de Pronto Atendimento Animal (UPAVet) realiza castrações após primeira consulta de triagem e com agendamento. Também é realizada na unidade localizada no Jardim Balneário consultas de emergência, regulares e com especialista em oftalmologia, oncologia e dermatologia
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), atende animais de famílias de baixa renda na Unidade de Pronto Atendimento Animal (UPAVet). No local é possível de segunda a sexta-feira realizar consultas de emergência e regulares das 8h às 18h, além do agendamento de castrações.
A entrega de senhas para triagem é das 8h às 8h30 e das 13h às 14h. São oferecidas castração para cães e gatos e consultas com especialistas em oftalmologia, oncologia e dermatologia, além das consultas ambulatoriais.
Para receber atendimento, o tutor do animal deve apresentar na recepção, para fins de cadastro, os seguintes documentos: cópia do CadÚnico, comprovante de endereço e documentos pessoais como CNH ou carteira de identidade. O telefone para contato é: (62) 3291-2202.
De acordo com a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) , apenas de janeiro até a primeira quinzena de agosto foram realizadas 8.690 consultas regulares na unidade. Neste mesmo período foram realizadas 3.137 cirurgias de castrações. Além das castrações foram realizadas 1.608 procedimentos cirúrgicos ambulatoriais.
Animais de famílias de baixa renda são atendidos em UPAVet de Goiânia | Foto: Amma
Os dados refletem as políticas públicas para a redução da população animal com cirurgias de castração para animais de famílias de baixa renda.
A UPAVet passou a realizar cirurgias de castração desde 17 de abril de 2023, quando os cachorros Pingo e Panda, os primeiros, foram operados na Capital. Portanto, no ano passado, de abril a dezembro, foram registradas 3.519 cirurgias de castração. No mesmo período, foram contabilizadas 5.185 cirurgias, entre castrações, procedimentos cirúrgicos, ambulatoriais e cirúrgicos complexos. Além disso, foram realizadas 5.191 consultas em animais de famílias em situação de vulnerabilidade social.
Foi no ano passado que o Centro de Saúde e Bem-Estar Animal, localizado no Jardim Balneário Meia Ponte, foi reestruturado e se tornou Unidade de Pronto Atendimento Animal.
- 26º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental: Fica 2025 divulga lista de filmes selecionados
- MPGO recomenda anulação de contrato milionário de assessoria jurídica firmado pela Comurg
- IR 2025: saiba como declarar previdência privada e pensão alimentícia
- Cuidado cardiovascular deve fazer parte do acompanhamento do diabetes
- HEMNSL orienta gestantes sobre os cuidados com medicamentos durante a gravidez