22 de agosto de 2025
Noticia, Política e GovernoShows e Eventos

Goiânia recebe walking tour pelos monumentos Art Déco, neste sábado

Em celebração ao centenário do movimento no mundo, os participantes irão percorrer um trajeto de 4 km, passando por patrimônios como a Estação Ferroviária, o Grande Hotel e o Teatro Goiânia, todos tombados nacionalmente e exemplos do estilo Art Déco

Em 2025, celebramos o centenário do Art Déco, movimento europeu dos anos 1920 e 1930 que marcou a arquitetura, design, moda, pintura e cinema. Goiânia, com 22 edifícios e monumentos, é considerada a capital brasileira do Art Déco e uma das mais importantes do mundo nesse estilo arquitetônico moderno.

Para celebrar o movimento, e conhecer de perto estes monumentos, a cidade recebe o Walking Tour. Realizado no próximo sábado, 23 de agosto, com saída às 7h30 e previsão de término às 9h30. O ponto de encontro é a entrada do hotel Ibis Styles Goiânia do Shopping Estação, no Setor Central.

Conforme o produtor cultural e guia de turismo especializado em Art Déco, Gutto Lemes, a caminhada passará pela Estação Ferroviária, subindo a Av. Goiás, passando pelo Grande Hotel, Teatro Goiânia e retornando ao hotel.

“É uma oportunidade de conhecer de perto a Estação Ferroviária, o Grande Hotel e o Teatro Goiânia, todos patrimônios tombados nacionalmente e exemplos do estilo Art Déco”, destaca. Para realizar a inscrição, basta acessar o QR Code na última publicação fixada no perfil do @shoppingestacaogoiania, no Instagram. 

Segundo Gutto, o Walking Tour faz parte da programação histórica e diversificada da 8ª edição do Goiânia Art Déco Festival, que celebra o início das festividades dos 100 anos do movimento. Além do Ibis Styles Goiânia do Shopping Estação, o evento conta com a parceria do Shopping Estação Goiânia.

De acordo com Gutto Lemes, o Art Déco é muito mais do que um estilo arquitetônico, é um movimento que moldou a identidade de Goiânia. “Preservar e celebrar esse legado é fundamental para mantermos viva a nossa história e para as futuras gerações conhecerem a riqueza do nosso patrimônio”, ressaltou.

Por Flávia Juliate

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *