Hecad reforça importância da imunização infantil no combate à poliomielite e outras doenças
O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) faz um alerta sobre a importância da imunização infantil como forma eficaz de prevenção e controle de doenças. Neste mês de outubro, o tema ganha destaque com a celebração do Dia Nacional da Vacinação (17/10) e do Dia Mundial de Combate à Poliomielite (24/10), duas datas que reforçam o compromisso de Goiás com a proteção das crianças e com o fortalecimento das políticas públicas de imunização.
As vacinas atuam estimulando o sistema imunológico da criança a reconhecer e combater vírus e bactérias de forma segura. Elas ensinam o corpo a se defender antes mesmo do contato real com o agente causador da doença, criando uma barreira de proteção individual e coletiva. Por isso, manter o esquema vacinal completo é essencial para garantir imunidade e evitar o ressurgimento de doenças já controladas.
Em Goiás, dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) apontam avanços e desafios na cobertura vacinal. Em 2025, a BCG atingiu 90% de cobertura (ante 86,4% em 2024), mas outras vacinas registraram queda, como a Pentavalente (77% em 2025, contra 82,04% em 2024) e a Poliomielite (76,24% em 2025, ante 83,41% no ano anterior).
A queda de parte da cobertura vacinal infantil reacende o alerta para o risco de reintrodução da poliomielite no país. Embora o Brasil esteja livre da doença desde 1989, o vírus ainda circula em algumas regiões do mundo, e a baixa adesão às campanhas de imunização pode abrir brechas para o seu retorno. A poliomielite pode causar paralisia irreversível e, em casos graves, levar à morte, sobretudo em crianças menores de cinco anos. Segundo especialistas, apenas com altas taxas de vacinação é possível manter o país protegido e impedir a reemergência da enfermidade.
A infectopediatra do Hecad, Dra. Ana Carolina Portes, ressalta que a imunização é uma das principais estratégias de saúde pública: “As vacinas salvam vidas e protegem a coletividade. Garantir que as crianças estejam com as doses em dia é fundamental para prevenir doenças graves e evitar o retorno de enfermidades já erradicadas”, destaca.
Diante desse cenário, o Hecad reafirma seu compromisso com a promoção da saúde e a prevenção de doenças. A unidade incentiva pais e responsáveis a manterem o cartão de vacinas das crianças sempre atualizado, especialmente após a reabertura da sala de vacinação, em julho deste ano, que ampliou o acesso à imunização para todos os pacientes atendidos na unidade, internados, ambulatoriais ou de emergência. Nesses últimos dois meses, já foram aplicadas cerca de 480 doses de diferentes vacinas, em sua maioria contra influenza e covid-19, fortalecendo o papel do hospital como importante aliado nas campanhas de vacinação infantil e na proteção das futuras gerações.
A subsecretária de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Pereira Amorim, reforça que a imunização é uma das ações mais importantes de saúde pública: “A imunização é um ato de amor e responsabilidade coletiva. Cada dose aplicada representa uma vida protegida e um passo a mais rumo a um futuro com mais saúde para nossas crianças.”
Comunicação Hecad
- Cantor Daniel fecha Festival do Bem na Pecuária de Goiânia
- Rovensa Next nomeia Victor Sonzogno como novo Head Brasil para impulsionar o crescimento estratégico e a liderança de mercado
- Hecad reforça importância da imunização infantil no combate à poliomielite e outras doenças
- Transplante de sobrancelhas ajuda mulheres a recuperarem autoestima após o câncer
- Procon Goiânia autua 10 lojas de pneus por irregularidades e práticas abusivas
—
