HEMNSL promove palestra sobre Alimentação durante a Gestação
O curso visa orientar as gestantes para uma alimentação rica em nutrientes como vitaminas, minerais, carboidratos e proteínas
No âmbito dos encontros planejados do Grupo Gestar Vidas, o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) sediou uma palestra, na quinta-feira, dia 25, sobre alimentação durante a gestação. Ministrada pelo nutricionista Rafael Celestino, a palestra abordou uma variedade de tópicos fundamentais para garantir a saúde tanto da gestante quanto do bebê.
O nutricionista orientou sobre a identificação dos alimentos essenciais para melhorar a qualidade de vida durante a gestação. Rafael destacou a importância de seguir a pirâmide alimentar, explicando quais alimentos são incluídos nela e como podem ser incorporados à dieta das pacientes. Além disso, foram discutidas as patologias e comorbidades que podem surgir durante a gestação, como asma, anemia, pré-eclâmpsia, diabetes gestacional etc. O profissional ofereceu orientações específicas sobre como a dieta pode influenciar essas condições e ajudar a preveni-las ou controlá-las.
Durante a palestra, também foi enfatizado quais alimentos devem ser evitados durante a gestação, incluindo derivados de cafeína, alimentos mal higienizados, mal cozidos e bebidas alcoólicas. Rafael destacou os potenciais impactos negativos que esses alimentos podem ter no desenvolvimento do bebê e na saúde da gestante.
Ao final, foi apresentado um resumo dos alimentos benéficos durante a gestação, enfatizando a importância de uma dieta equilibrada e orientação nutricional adequada tanto antes quanto depois do parto. “Seguir uma dieta saudável, rica em nutrientes é benéfico para a gestante e também para o bom desenvolvimento do bebê”, afirmou o nutricionista.
Marilane Correntino (texto)
Foto: José Dantas
- Vendas de veículos financiados crescem 12,4% em novembro
- Imunização: cresce a cobertura de 15 das 16 vacinas do calendário infantil
- Viagens para o exterior: Certificado Internacional de Vacinação é exigido em 120 países
- Entenda tudo sobre como funciona a energia solar
- Mega da Virada vai pagar R$ 600 milhões; apostas já estão abertas