O Método Canguru e o incentivo ao Aleitamento Materno são práticas fundamentais para o bem-estar e desenvolvimento dos bebês prematuros e de suas famílias
No próximo dia 23 de maio, a partir das 13h30, o Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) fará uma comemoração especial, pelo Dia Mundial do Método Canguru, celebrado em 15 de maio, e o Dia Mundial da Doação de Leite Materno, em 19 de maio. Com uma programação diversificada, o evento promete ser informativo e emocionante.
A programação contará com palestras educativas sobre o Método Canguru e a importância da doação de leite materno, voltadas tanto para profissionais de saúde quanto para as mães. O projeto Bebê Canguru também marcará presença, oferecendo uma aula prática sobre a correta amarração da faixa canguru, além de realizar sorteios entre os participantes. Também haverá uma roda de conversa entre mães doadoras de leite e mães receptoras.
Hospital de referência
O Hemu é referência por ser especializado no atendimento a casos de média e alta complexidade para a mãe e para o bebê. Também é referência estadual na Metodologia Canguru (MC) – uma técnica que consiste no contato contínuo pele a pele entre mãe e bebê, garantindo uma recuperação mais rápida e eficiente aos prematuros, com redução do tempo de internação. Um dos pilares dessa prática é o estímulo ao aleitamento materno, incentivando a presença constante da mãe junto ao recém-nascido.
Leite Materno
O leite materno é o melhor alimento para os bebês, por ter papel muito importante na proteção imunológica contra doenças infecciosas, na adequação nutricional e no desenvolvimento afetivo e psicológico.
Como o leite não pode ser produzido artificialmente, a doação é importantíssima. O Hemu possui o Banco de Leite Humano (BLH) e conta com a doação desse alimento precioso, pois ele ajuda a nutrir crianças impossibilitadas de consumir o alimento da própria mãe. O leite doado é oferecido aos recém-nascidos que estão em UTIs Neonatal, geralmente aqueles que nasceram prematuros e com baixo peso.
As mães interessadas em doar leite materno podem ligar ou enviar mensagem para o número (62) 3956-2921 para receber as informações necessárias e solicitar a coleta em domicílio. O banco, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, fornece os frascos esterilizados adequados para doação, além de cuidar de todo transporte do leite fornecido. Tudo é feito para facilitar ainda mais esse gesto de solidariedade e amor ao próximo!
Marilane Correntino (texto e fotos)
- Disrito Federal e Supremo Tribunal Federal recebem autorização para novos cargos públicos
- Mateiros, no Tocantins, é a Capital Nacional do Capim Dourado
- Hugo inova no tratamento de doenças da coluna vertebral
- Reforma tributária: Imposto seletivo para bebidas alcoólicas é importante medida para redução de óbitos e adoecimentos
- INSS divulga calendário de pagamentos para 2025