PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

HEMU promove ações interativas para celebrar o Dia Mundial de Higiene das Mãos

Atividades realizadas pela unidade do Governo de Goiás, visa reforçar a importância de lavar as mãos, principalmente como medida de prevenção às infecções

 No intuito de comemorar o Dia Mundial de Higiene das Mãos, celebrado em 5 de maio, o Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) realizou, nos dias 15 e 16 de maio, uma série de atividades lúdicas e interativas. As ações foram coordenadas pelo Time de Higiene de Mãos, ligado ao Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS), e tiveram como objetivo aumentar a conscientização sobre a importância da higiene das mãos na atenção à saúde.

A campanha global da Organização Mundial da Saúde (OMS) “Salve Vidas: Higienize suas mãos” visa reforçar a importância dessa prática em todo o mundo. Para apoiar essa iniciativa, o Hospital Estadual da Mulher montou um museu interativo no auditório da unidade, onde os colaboradores puderam conhecer a história da higiene das mãos e participar de diversas atividades temáticas.

Lidiane Figueiredo, coordenadora do SCIRAS do Hemu e membro do Time de Higiene de Mãos, destacou a relevância do evento: “Tivemos a oportunidade de mostrar para todos os colaboradores a história da higiene de mãos. Trouxemos os marcos importantes e personagens que se destacaram desde o século XIX até os dias atuais, mostrando a longa trajetória e a importância desse tema. Conseguimos, juntos, fazer essa amostra por meio do museu e atividades interativas como caça-palavras, cinema sobre a história da higiene das mãos, a ‘caixa da verdade’ que mostra de forma lúdica o processo de higienização e desafios com perguntas para todas as equipes participarem”, afirmou Lidiane.

A abordagem interativa foi bem recebida pelos colaboradores. Francielle Brás, uma das participantes, elogiou a iniciativa: “Foi muito interessante, bem didático, dinâmico, aprendi muito e ainda ganhei brindes.” Sandra Angélica, outra colaboradora, também compartilhou sua experiência: “Hoje a gente vê que as pessoas estão compreendendo melhor a importância da higiene de mãos. E foi uma história que começou lá no século XIX e até hoje tem pessoas que ainda não aderiram à higienização de mãos. Isso é um desafio mundial, e nada melhor para conscientizar as pessoas do que o lúdico interativo. Quando nós participamos, interagimos e conseguimos compreender melhor a necessidade de higienizar as mãos”, avaliou a colaboradora.

Essas ações contribuem com a saúde e segurança dos pacientes e colaboradores da unidade, promovendo práticas essenciais para a prevenção de infecções e a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados.

Marilane Correntino (texto e fotos) 

Sair da versão mobile