HEMU promove ações juninas para conscientização sobre Higiene das Mãos
A atmosfera de festa foi uma ferramenta eficaz para atrair os profissionais e engajá-los na prevenção de infecções através da higienização correta das mãos
O Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu), entre os dias 25 a 27 de junho, entrou no clima das festas juninas e promoveu uma série de ações em seus setores com o objetivo de conscientizar os profissionais de saúde sobre a importância da higienização correta das mãos. As atividades foram coordenadas pelo Time de Higiene de Mãos, vinculado ao Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS).
A decoração junina tomou conta dos corredores e salas do hospital, criando um ambiente festivo que chamou a atenção de todos os colaboradores. A atmosfera de festa foi uma ferramenta eficaz para atrair os profissionais e engajá-los nas atividades propostas.
Atividades Educativas
Durante os três dias de evento, foram realizadas palestras, oficinas práticas e dinâmicas interativas sobre a higienização das mãos. Os profissionais de saúde participaram de demonstrações sobre a técnica correta de lavagem das mãos e do uso de álcool gel. Também foram distribuídos materiais informativos com orientações detalhadas e explicações sobre os riscos das infecções hospitalares e a eficácia da higiene das mãos na prevenção dessas infecções.
Uma das integrantes do Time de Higiene de Mãos, a colaboradora Sandra Angélica, destacou a relevância dessas ações: “A higienização das mãos é uma das medidas mais simples e eficazes para prevenir infecções hospitalares. No entanto, ainda observamos que a adesão a essa prática fundamental pode ser negligenciada na rotina diária. Nosso objetivo é reforçar essa prática de forma contínua e mostrar que ela deve ser um hábito incorporado em todas as etapas do cuidado ao paciente.”
Os profissionais do hospital participaram ativamente das atividades, demonstrando grande interesse e comprometimento com a causa. A iniciativa serviu como um lembrete festivo e educativo sobre a importância da prevenção de infecções através da higienização correta das mãos. A expectativa é que a conscientização gerada durante esses dias continue a influenciar positivamente a prática diária de todos os profissionais de saúde da unidade.
“O Time de Higiene de Mãos e o SCIRAS planejam dar continuidade a essas ações educativas, integrando a conscientização sobre a higiene das mãos a outras campanhas sazonais ao longo do ano, sempre buscando formas criativas e envolventes de transmitir essa mensagem que é fundamental para a segurança dos pacientes e a qualidade do atendimento”,pontuou Lidiane Figueiredo, coordenadora do SCIRAS do Hemu.
Marilane Correntino (texto)
Fotos: divulgação
- Cerca de 1,5 mil objetos esquecidos no Aeroporto de Goiânia são doados à APAE
- Aeroporto de Goiânia deve receber cerca de 305 mil passageiros neste fim de ano
- Saiba como evitar a comilança nas ceias de final de ano
- O autocuidado também é para eles
- Por que optar pela empilhadeira elétrica otimiza os processos de armazenagem na logística?