11 de dezembro de 2024

PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Portal de Conteúdos e Notícias

Noticia, Política e GovernoSaúde e comportamento

Hemu realiza capacitação sobre “Prevenção e Contenção de Surtos Hospitalares”

O treinamento teve como objetivo fortalecer as ações de vigilância, alerta e resposta rápida às infecções e surtos

O Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu), por meio do SCIRAS (Serviço de Controle e Infecção Relacionada à Assistência à Saúde), promoveu, na terça-feira (27/02), uma capacitação focada na “Prevenção e contenção de surtos hospitalares”. Com o intuito de fortalecer as práticas de segurança e promover um ambiente saudável, a iniciativa, que faz parte do programa de educação permanente, destacou a importância de identificar precocemente possíveis surtos, implementando medidas eficazes.

O treinamento foi realizado pela coordenadora do SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar) enfermeira Lidiane Figueiredo. Durante a capacitação foram abordadas condutas específicas para a identificação de sinais de surtos, incluindo vigilância epidemiológica ativa e análise de dados hospitalares. Os participantes foram orientados sobre a condução de um surto, os objetivos de identificar um surto, as características dos surtos hospitalares e fatores de risco.

Os objetivos da iniciativa abrangem a minimização de riscos à saúde dos pacientes e profissionais, além de assegurar a continuidade dos serviços hospitalares. A capacitação visou aprimorar a capacidade de resposta rápida em casos de surtos, promovendo um ambiente hospitalar seguro e confiável.

Os colaboradores que participaram do treinamento aprovaram a ação. “Gostei bastante, bem informativo. Contribui muito para o fortalecimento de ações para prevenir a disseminação de microrganismos multirresistentes”, analisou a enfermeira Dayane Vinhas. “Muito bom. É uma temática enriquecedora, que nos alerta para uma maior vigilância e intervenções adequadas”, pontuou a técnica de enfermagem Arlene Pereira.

Com enfoque na disseminação de boas práticas, a capacitação no Hospital Estadual da Mulher representa um compromisso com a excelência no atendimento e reforça a relevância da prevenção como pilar fundamental na gestão hospitalar. “Essa iniciativa ressalta o papel proativo da instituição na busca contínua pela qualidade e segurança nos cuidados de saúde oferecidos”, destacou a palestrante Lidiane Figueiredo.

Marilane Correntino (texto e fotos) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *