Através da campanha o HSH reforça o compromisso com a saúde do homem e destaca a importância de consultas periódicas para um diagnóstico precoce e tratamento eficaz
O Hospital Santa Helena alerta para a importância da campanha Novembro Azul, dedicada à conscientização e prevenção do câncer de próstata, o tipo mais comum entre os homens. Este tipo de câncer é responsável por 28,6% das mortes masculinas causadas por neoplasias malignas no Brasil. De acordo com dados recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA), um homem morre a cada 38 minutos em decorrência dessa doença no país.
O INCA divulgou estimativas preocupantes para o triênio de 2023 a 2025, prevendo 71.740 novos casos de câncer de próstata a cada ano no Brasil. Essa alta incidência faz com que o câncer de próstata ocupe a segunda posição entre os tipos mais comuns de câncer no país e a primeira posição em termos de incidência entre os homens, em todas as regiões.
Segundo o urologista do HSH, Flávio Marques dos Santos, entre os principais fatores de risco estão a idade e o histórico familiar. “A incidência e a mortalidade aumentam significativamente após os 55 anos. Homens com parentes de primeiro grau (pai ou irmão) que tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos também apresentam risco mais elevado. Outros fatores incluem origem afrodescendente, obesidade e tabagismo. Alguns estudos também relacionaram a ingestão excessiva de gordura animal ao surgimento de formas mais agressivas do câncer de próstata”.
O médico alerta que o tumor de próstata não causa sintomas na sua fase inicial. “Se um tumor maligno da próstata está causando sintomas, isso significa que já cresceu e está invadindo outros órgãos, como a bexiga, o reto ou os ossos. Os sintomas mais comuns são: micção frequente e em pequena quantidade, dificuldade para urinar, sangue na urina, perda de peso, dor na região do abdome inferior, bacia e coluna”, pontua Flávio.
A conscientização e a detecção precoce são fundamentais para aumentar as chances de cura. “Os hábitos de vida saudáveis sempre foram uma arma importante contra diversos tipos de câncer, não só da próstata. Assim, recomendamos cessar o tabagismo, combater a obesidade, diminuir a ingestão de gordura saturada, evitar o excesso de bebida alcoólica e praticar atividade física. A consulta regular ao urologista é a medida mais eficaz para prevenir as formas mais avançadas e agressivas da doença, além de diminuir drasticamente a mortalidade pelo câncer de próstata”, destaca o especialista.
- Disrito Federal e Supremo Tribunal Federal recebem autorização para novos cargos públicos
- Mateiros, no Tocantins, é a Capital Nacional do Capim Dourado
- Hugo inova no tratamento de doenças da coluna vertebral
- Reforma tributária: Imposto seletivo para bebidas alcoólicas é importante medida para redução de óbitos e adoecimentos
- INSS divulga calendário de pagamentos para 2025