HUGO realiza cerimônia em homenagem às famílias de doadores de órgãos
No Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos, o Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (HUGO), unidade de saúde do Estado gerida pelo Einstein Hospital Israelita, realiza, na próxima terça-feira (23), uma cerimônia em homenagem às famílias de doadores de órgãos. O evento contará com a presença da gerente estadual de transplantes, Katiuscia Freitas, além de cerca de 10 famílias que autorizaram, em um ato de generosidade, a doação dos órgãos de seus entes queridos.
Durante a cerimônia, os familiares serão convidados a fixar plaquinhas com as iniciais dos doadores no pequizeiro “Memorial Árvore da Vida”, obra do artista Siron Franco instalada na recepção social do hospital. O gesto simbólico é uma forma de eternizar a solidariedade das famílias e reforçar a importância da doação de órgãos como um ato de amor e esperança.
Em Goiás, o HUGO é um dos principais hospitais captadores de órgãos. Desde junho de 2024, a unidade já realizou 60 captações de múltiplos órgãos que beneficiaram mais de 110 pessoas. Somente em agosto de 2025, foram registradas 9 captações, o maior número do ano, evidenciando o engajamento da equipe e a crescente sensibilização da sociedade para o tema.

Serviço:
O que: Cerimônia em homenagem aos doadores de órgãos
Quando: Terça-feira (23), das 9h30 às 12 h
Onde: Auditório do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (HUGO) Avenida 31 de Março, s/n, Setor Pedro Ludovico
Sobre o HUGO
O Hospital de Urgências de Goiás – Dr. Valdemiro Cruz (HUGO) foi inaugurado em 1991 e é o segundo maior hospital de urgência e emergência de Goiás. Além da assistência, também é um hospital de ensino, pesquisa e extensão universitária.
Em sua trajetória, se destaca por programas como o de microcirurgia, que realiza procedimentos como reconstituição de órgãos, reparação cirúrgica e reconstrução de membros inferiores, superiores da face e reimplantes. Foi considerado referência no atendimento de acidente vascular cerebral (AVC) com o projeto Angels, implantado em 2022, e reconhecido internacionalmente no socorro a vítimas de AVC isquêmico. O protocolo reduziu em mais de 86% as sequelas de pacientes e em quase 90% o índice de óbitos de vítimas de AVC.
O HUGO possui 387 leitos para internação e um centro cirúrgico com 10 salas. Sob a gestão do Einstein, o hospital continuará realizando atendimento de serviços ambulatoriais e hospitalares 100% regulados para pacientes do SUS.
Por FatoMais Comunicação
- HUGO realiza cerimônia em homenagem às famílias de doadores de órgãos
- MEC publica edital para oferta de vagas remanescentes do FIES
- PGR denuncia Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo por coação
- FGR: novamente entre as 1000 maiores empresas do Brasil
- Hecad reforça a importância do diálogo na prevenção da gravidez na adolescência