19 de abril de 2024
ArtigosNoticia e políticaTurismo e hotelaria

Cansado da folia? Veja destinos para descansar depois de pular o carnaval

Praias e cachoeiras são boas pedidas para relaxar junto à natureza

Flickr MTur Destinos

Ocarnaval de 2024 bateu recorde de público em várias cidade do Brasil e para quem se empolgou com a folia, a quarta-feira de cinzas não foi o suficiente para repor as energias.

Para quem ainda pode aproveitar os dias de folga ou até mesmo o final de semana pós-farra, relaxar junto à natureza é uma boa opção. Praias e cachoeiras espalhadas por todo o país são ótimas pedidas para quem quer tranquilidade e descanso.

No carnavalesco estado de Pernambuco, na região Nordeste, a apenas 40 minutos da capital Recife, Porto de Galinhas dá um banho de calmaria com suas deslumbrantes piscinas naturais. Indo um pouco mais longe da capital, o passeio pode englobar as praias da Ilha de Itamaracá (40 km) e de Tamandaré (100 km).

Na região Norte, após se deliciar com as riquezas gastronômicas e culturais da capital paraense, o visitante pode aproveitar a oportunidade de conhecer, a 90 km de barco, a Ilha de Marajó, palco de vasta beleza natural e de farta criação de búfalos. As opções também envolvem Bragança (210 km), que abriga casarões centenários, e Salinópolis (220 km), com belas praias banhadas pelo Oceano Atlântico.

No Centro- Oeste, são diversas as opções de locais com cachoeira em meio ao Cerrado. É o caso da antiga Pirenópolis (GO), que fica a 150km de Brasília, com seu cenário de ruas de pedra, construções antigas e cachoeiras. A Chapada dos Veadeiros, ícone do ecoturismo, na qual há um verdadeiro ‘desfile’ de singulares formações rochosas e quedas d’água, traz ótimas opções de hospedagem que passam pela Vila de São Jorge, Cavalcante e Alto Paraíso. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um espetáculo imperdível para quem visitar a região.

Fugindo do agito carnavalesco da capital do Rio de Janeiro, no Sudeste do país, é fácil encontrar o sossego desejado na região serrana como Petrópolis, a apenas 68 km da capital e Nova Friburgo, destinos de clima mais ameno e paisagens rochosas. Quem prefere as belezas litorâneas, pode se jogar em Arraial do Cabo e Búzios (170 km), além de joias como Paraty e as praias de Trindade, a 250 km.

Já no Sul, Florianópolis (SC) ocupa um dos postos de destaque. Além da sucessão de lindas praias da “Ilha da Magia” – apelido da capital catarinense -, o turista tem a chance de percorrer cenários como Bombinhas (80 km), dona de praias igualmente incríveis. A diversão também pode incluir locais famosos, a exemplo de Imbituba (95 km) e Garopaba (77 km), mecas do surfe nacional.

ESTÍMULO – Em 2023, o Ministério do Turismo lançou vários programas para estimular o brasileiro a colocar o pé na estrada pelo país. Um deles é o “Conheça o Brasil: Voando”, parceria do governo federal junto a empresas aéreas que envolve a articulação de medidas voltadas ao crescimento do setor. As iniciativas incluíram, ainda, o “Conheça o Brasil: Realiza”, ação conjunta com o Banco do Brasil que oferece crédito a correntistas para turismo.

Por Cláudia Bispo

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *