19 de abril de 2024
Noticia e políticaTurismo e hotelaria

Ministério do Turismo abre seleção de candidaturas para concorrerem ao Selo “Melhores Vilas Turísticas”

Os interessados podem enviar as propostas até 24 de março de 2024. Ao todo, serão oito selecionados como candidatos ao Selo

Casa do Imigrante Carl Weege em Pomerode/SC. Crédito: Renato Soares/MTur

Estão abertas as inscrições do concurso “Melhores Vilas Turísticas” (Best Tourism Villages). A iniciativa da ONU Turismo reconhece as principais vilas rurais do mundo, promovendo suas diversidades biológicas, culturais e de valorização das atividades locais. Nesta edição, com o apoio do Ministério do Turismo, serão selecionadas oito candidaturas brasileiras para concorrerem ao selo. O prazo para envio das propostas para análise do MTur é 24 de março de 2024.

O selo identificará vilas que são exemplos de destinos de turismo rural com bens culturais e naturais reconhecidos, que preservam e promovem valores rurais e comunitários, produtos e estilos de vida e que defendem um compromisso com a inovação e a sustentabilidade em todos os seus aspectos: econômico, social e ambiental.

A ONU Turismo fará a seleção a partir das indicações dos países-membros, que poderão inscrever até oito candidaturas. O Ministério do Turismo será o responsável pela inscrição das indicações brasileiras, por meio de edital de seleção.

Confira AQUI o edital para candidatos.

Podem participar da seleção entidades públicas ou privadas, associações, pessoas físicas ou jurídicas que representem as comunidades pelo e-mail candidaturas@turismo.gov.br.

Para serem considerados vilas rurais pelos critérios da ONU Turismo e estarem habilitados para participar da seleção, os destinos devem cumprir os requisitos de: ter baixa densidade populacional, estar localizados em uma paisagem com importante presença de atividades
tradicionais, além de compartilhar os valores e estilo de vida da comunidade.

Após o envio das candidaturas à ONU Turismo, as nomeações serão avaliadas por um Conselho Consultivo externo independente, composto por especialistas em várias áreas.

Até o momento, 74 vilas em quase 40 países foram reconhecidas como Melhores Vilas de Turismo. Além disso, outras 54 vilas foram selecionadas para participar no programa de modernização, onde receberão aconselhamento especializado e oportunidades de networking.

O PROGRAMA – A iniciativa “Melhores Vilas Turísticas pelo Turismo da ONU”, lançada em 2021, busca transformar o turismo em um catalisador para a prosperidade e o bem-estar rural. Ela adota uma abordagem dupla: valorizar e preservar as aldeias rurais, suas paisagens, diversidade cultural, sistemas de conhecimento, e avançar em estratégias inovadoras alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

VILA BRASILEIRA – O Brasil conquistou premiação na 1ª edição, realizada em 2021. A Rota Enxaimel, situado no bairro Texto Alto de Pomerode, na região do Vale do Itajaí, recebeu um selo pela atuação em defesa da preservação da cultura e tradições germânicas no Brasil.

O roteiro proporciona uma experiência imersiva no patrimônio imigratório, produtos agrícolas, artesanato, trilhas ecológicas e atividades esportivas. Além de passeios em parques, museus e cervejarias. Na região está registrado a maior concentração de casas construídas no estilo enxaimel (construção feita a partir da montagem de vigas de madeira encaixadas e preenchidas com tijolos de argila), fora da Alemanha.

Por Fábio Marques

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *