19 de abril de 2024
Noticia e políticaSaúde e comportamento

Heapa e Hemocentro promovem ação para salvar vidas

Objetivo é aumentar o estoque do banco de sangue público do Estado de Goiás, responsável pelo abastecimento de todos os hospitais públicos

Na última quinta-feira (22 de fevereiro), 45 bolsas de sangue foram captadas no Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa) para abastecer o estoque do Hemocentro Estadual Coordenador Prof. Nion Albernaz (Hemogo). Na oportunidade, sete pessoas fizeram a doação de medula óssea. Quem compareceu à ação voluntária ainda recebeu orientação sobre a doação de plaquetas, que beneficia pacientes em tratamento de leucemia, cirurgias cardíacas, vítimas de trauma, dentre outros.

A presença da unidade móvel do Hemocentro no Heapa é uma iniciativa conveniente para a população, pois a distância é uma das principais barreiras que desencoraja as pessoas a doarem regularmente. “Trazer o serviço de coleta de sangue ao hospital é um meio de garantir que o estoque de sangue seja mantido em níveis adequados para atender às necessidades médicas do Estado”, disse a coordenadora do Laboratório e da Agência Transfusional do Heapa, Ana Paula Vieira.

Solidariedade – A importância de doar, seja sangue, medula óssea ou plaquetas é indiscutível, pois este simples ato pode salvar vidas e oferecer esperança para aqueles que enfrentam condições médicas graves. A assistente de Recursos Humanos, Érika Oliveira, aproveitou o momento para doar sangue pela primeira vez.  “Minha primeira doação de sangue foi uma experiência bem diferente do que eu imaginava. Foi muito interessante e incrível ver todo o processo de doação e o acolhimento que eu recebi da equipe do Hemocentro, que foram muito atenciosos e práticos. Com certeza eu vou doar novamente!”, frisou Érika.

*Texto e foto: Jornalista Yasmine de Paiva Eliel


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *