15 de abril de 2024
Noticia e políticaSaúde e comportamento

Autêntica MPB invade corredores do Heapa

Projeto “Sons que Curam” inicia temporada de 2024 com cantor e compositor goiano Laércio Correntina

No dia 6 de março (terça-feira), o Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia (Heapa) foi agraciado com a  apresentação voluntária única e marcante do renomado cantor e compositor goiano, Laércio Correntina. Como parte do projeto de humanização “Sons que Curam”, Laércio percorreu os corredores do hospital, acompanhado dos acordes de seu violão clássico e popular, trazendo consigo não apenas músicas, mas também um toque de esperança e alegria para os pacientes, acompanhantes e colaboradores que ali estavam.

Com sua autêntica música popular independente, Laércio conseguiu propagar  melodias e espalhar uma sensação de pertencimento e identidade cultural, fiel aos princípios artísticos e culturais da música brasileira produzida em Goiás. “O convite veio na hora certa. Foi a primeira vez que fiz uma apresentação neste formato, a minha expectativa foi superada. O poder que a música tem é revitalizante e espero ter correspondido às expectativas de cada um desses enfermos”, disse.

Durante a passagem de Correntina pelos corredores do hospital, colaboradores, acompanhantes e pacientes foram envolvidos por uma gama de emoções. Alguns sorriam, encontrando um breve alívio em meio às suas preocupações. Outros,  fechavam os olhos, sendo transportados para longe da realidade hospitalar, mesmo que por alguns instantes. Além daqueles que acompanhavam o músico durante as canções, como foi o caso do condutor Dário Gigante. “Além de trabalhar aqui, eu também canto. Então foi muito bom poder dividir meu talento com uma referência da música goiana como ele”, comemorou. Dário e Laércio Correntina cantaram, juntos, a música Jardim da Fantasia, de Paulinho Pedra Azul.

Ânimo – O projeto “Sons que Curam” se revelou como uma iniciativa fundamental para a humanização do ambiente hospitalar. Utilizando a música como complemento terapêutico, o projeto percorre enfermarias, UTIs e áreas administrativas, levando  momentos de alegria, descontração, solidariedade e conforto para todos os envolvidos. 

A iniciativa foi aprovada por dona Elzy Soares, que está na unidade para tratamento de uma fratura no braço. Ela se divertiu com a música tocada e cantada por Laércio. “Eu gostei bastante, porque não conhecia a música, mas ri com ela. Isso ajuda a gente a passar melhor por esse momento”, disse.

*Texto e fotos – Jornalista Yasmine de Paiva Eliel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *