19 de abril de 2024
Noticia e políticaTecnologia

Uso de inteligência artificial da Mapzer pela Prefeitura de Goiânia é destaque na revista Forbes

Publicação revelou que uso da tecnologia possibilitou a otimização dos trabalhos de cuidados com a cidade feitos pela Seinfra, com queda de 46% no número de buracos e de 49% nas irregularidades em tampas de boca de lobo

Foto: Seinfra

O uso de inteligência artificial (AI) da startup Mapzer pela Prefeitura de Goiânia foi destaque na Forbes, uma das revistas de negócios de economia mais conceituadas do mundo. O uso da tecnologia nos carros da Mapzer otimizou o trabalho da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) na zeladoria da cidade.

A matéria da Forbes fala da startup brasileira que inspeciona regiões urbanas com inteligência artificial contanto a história da empresa e ressaltando que a experiência de Goiânia é um sucesso, com a redução em 46% no número de buracos e de 49% no de irregularidades em tampas de bocas-de-lobo entre junho e setembro de 2023.

A partir dos relatórios fornecidos pela IA, nos quatro carros da Mapzer que rodam todas as regiões da Capital, a Seinfra tem como avaliar a necessidade de intervenção em diferentes tipos de ocorrência, como buracos nas vias, rachadura no asfalto, falta de tampa em poços de visita e bocas-de-lobo, entre outras.

A análise da qualidade do pavimento asfáltico de algumas vias possibilitou que as mesmas fossem inseridas no cronograma do Programa 500 KM, de revitalização asfáltica, lançado pelo prefeito Rogério. Além disso, pelas inspeções feitas pela IA da Mapzer é possível avaliar o tipo de restauração necessária. Desse modo, a solução passou a ser selecionada em conformidade com a necessidade de cada caso.

A logística da zeladoria da cidade melhorou a partir da possibilidade de traçar rotas para equipes de manutenção, geração de ordens de serviços específicas, alertas de manutenções mais urgentes, como ausências de tampas de poços de visitas, dentre outros. Com o mesmo efetivo de pessoal, a Seinfra tem conseguido produzir mais serviços de manutenção. “Com os relatórios em mãos, conseguimos fazer um trabalho mais direcionado, com um resultado maior, em menor tempo possível”, ressalta o titular da Seinfra, Denes Pereira.

Com esse trabalho, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), tem diminuído o tempo de reposição de tampas de boca de lobo, poços de visita e do serviço de tapa-buracos em todos os bairros da cidade. Como os dados obtidos pela IA são atualizados mensalmente, muitos desses serviços são identificados e realizados antes mesmo da população acionar a secretaria.

Secom Prefeitura de Goiânia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *