15 de abril de 2024
Noticia e políticaTurismo e hotelaria

Turismo e hotelaria: Nordeste e Sul lideram alta de viagens domésticas no primeiro trimestre

Alta reforça preferência dos turistas por destinos de Sol e Praia

Flickr MTur Destinos

ONordeste e o Sul do país foram os grandes responsáveis por impulsionar o turismo doméstico no Brasil no primeiro trimestre de 2024. O resultado é de uma pesquisa da ForwardKeys que avaliou padrões de demanda e ofertas para as 5 regiões brasileiras neste começo de ano.

Embora haja um crescimento no turismo doméstico em todo o país, a alta não é dividida uniformemente, sendo as regiões Nordeste e Sul as detentoras das maiores altas, com 19% cada. Em segundo lugar vem a região Sudeste, dona de grandes centros metropolitanos como Rio de Janeiro e São Paulo, elas são responsáveis por grande procura pelo turismo de lazer e também de negócios. A região Centro-Oeste registrou aumento de 14% e o menor crescimento ficou com a região Norte, com 10%.

A pesquisa ressalta que o crescimento do Nordeste reforça a importância dos destinos costeiros de “sol e praia” para o mercado turístico nacional, bem como o impacto da época do carnaval, com a região a acolher um das maiores festas de rua do mundo em Salvador, Bahia neste período. Esse resultado também converge com a indicação da pesquisa do MTur sobre “Tendências de Turismo para 2024”, que apontou a predileção de 54% dos entrevistados pelo Turismo de Sol e praia, seguido de rural/campo (9%) e natureza/ecoturismo (9%). Outros resultados da pesquisa do MTur podem ser vistos AQUI.

OFERTA E DEMANDA – Outro ponto abordado no estudo é a relação entre oferta e demanda do setor aéreo no mês de fevereiro, quando há um aumento da procura por voos por conta do carnaval. O estado de São Paulo, por exemplo, apresenta uma boa oferta de assentos em voos em relação à demanda. São 33% de procura por voos para o estado para 34% de capacidade de assentos.

O mesmo não acontece com a Bahia. A pesquisa revelou uma alta na procura de 17% por voos com uma capacidade de oferta de assentos de apenas 6%. Isto pode ser atribuído ao aumento das viagens domésticas para Salvador, indicando a necessidade de capacidade aérea em ofertar voos adicionais neste período. Quando comparado ao mesmo período de 2023, houve um crescimento significativo, com as buscas de voos quase dobrando no caso de Salvador (+93%) e Recife (+90%), de acordo com o estudo da ForwardKeys.

CONHEÇA O BRASIL – O Ministério do Turismo conta com as iniciativas “Conheça o Brasil Voando; Conheça o Brasil Realiza e Conheça o Brasil Cívico”, criadas com o intuito de estimular as viagens domésticas no país, por meio de ações como a ampliação da oferta de novos voos, oferta de linha de crédito específica para compra de produtos de viagem e também estímulo às viagens para a Capital Federal, em um movimento de valorização dos símbolos nacionais e da nossa democracia.

Por Cláudia Bispo

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *