19 de abril de 2024
ArtigosEducação e pesquisaNoticia e política

Instituto Claro: Conexão Voluntária beneficia quase 50 mil pessoas em 2023

Programa de voluntariado da Claro realizou atividades em todo o Brasil com distribuição de doações

O Conexão Voluntária – programa de voluntariado da Claro, apoiado pelo Instituto Claro – realizou diversas ações pelo país para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social em 2023. Foram organizadas 194 ações que beneficiaram mais de 49,6 mil pessoas e 247 instituições. As mais de 11,4 mil participações voluntárias arrecadaram 148 mil doações entre alimentos, livros e materiais escolares, itens de limpeza e higiene pessoal, roupas e brinquedos.

NOSSOGOIAS.COM.BR – DENILSON ALVES

Entre as atividades realizadas em várias regiões do Brasil está a Ação Nacional, que comemorou o Dia Nacional do Voluntariado (28/08) e promoveu a educação nas instituições parceiras beneficiadas.

Já no litoral de São Paulo, Acre e Rio Grande do Sul, o Conexão Voluntária atuou com ações emergenciais para amenizar os efeitos da tragédia causada pelas fortes chuvas nessas regiões. Milhares de pessoas ficaram desabrigadas e receberam doações do programa.

Trocas de experiências

Em agosto aconteceu o lançamento do Tamo Junto!, programa no qual colaboradores da Claro acompanharam, como tutores, alunos do Dupla Escola e ofereceram orientações sobre projeto de vida e carreira para os cem jovens selecionados.

Em dezembro, uma das ações em São Paulo (SP) contou com a participação do analista de treinamento da Claro Silas Andrade. O colaborador atuou como papai noel voluntário em uma ação realizada com cem crianças da Instituição Passos Mágicos. Os pequenos visitaram a sede da empresa para um dia de entretenimento com a doação de presentes e alimentos.

Silas-papai-noel-claro
  Colaborador da Claro Silas Andrade como papai noel voluntário em SP (crédito: divulgação)

Andrade conta que a experiência vale pelo impacto social proporcionado à vida das pessoas. “Participar desse projeto nos torna pessoas melhores. Você consegue perceber a importância que as coisas simples da vida têm porque a gente consegue ajudar pessoas que muitas vezes não têm tantas condições, e o pouco que a gente consegue fazer para a outra pessoa acaba sendo muito benéfico para todo mundo”, diz o colaborador, que trabalha há nove anos na Claro e conheceu o Conexão Voluntária em 2023. Atualmente Andrade não apenas participa de outras iniciativas como é integrante do comitê que organiza as ações em São Paulo.

Expansão do voluntariado

A ampliação dos atuais comitês – na Bahia, em Sergipe, Goiânia, Brasília, Curitiba, Chapecó, Minas Gerais e São Paulo – e a criação de novos grupos também foram destaque nas ações desse ano. Entre os recém-criados estão os comitês de João Pessoa (PB) e Fortaleza (CE).

Com informações do Instituto Claro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *