15 de abril de 2024
Noticia e políticaTurismo e hotelaria

Pesquisa revela perfil de pessoas que transitam pelos aeroportos ao redor do mundo

Poder da publicidade em terminais de passageiros também foi tema de estudo feito em 14 países

Uma pesquisa inédita realizada pela JCDecaux SE (Euronext Paris: DEC) e divulgada recentemente revelou que a maior parte dos frequentadores de aeroportos tem entre 25 e 44 anos e possui rendimentos mais elevados do que a maior parte da população. Ainda segundo o levantamento, o número de viajantes de negócios registrou aumento em 2022 e 2023 em comparação a 2019 (24% e 22%). Esse público também mantém uma frequência de viagens notavelmente maior que os passageiros médios, em comparação a 2019. Segundo o estudo, quem viaja a negócios fez, em média, quase 5 viagens nos últimos 12 meses, contra 3,6 para a população geral de passageiros.

Além de traçar o perfil nos aeroportos internacionais, o estudo realizado pela Ipsos, chamado “Publicidade de Primeira Classe – A Magia Duradoura dos Aeroportos”, revela a relação dos passageiros com o ambiente aeroportuário e suas perspectivas sobre a publicidade em aeroportos. A pesquisa perguntou sobre os sentimentos predominantes daqueles que frequentam aeroportos internacionais e o resultado foi de que o local exerce um fascínio especial nos viajantes, servindo como componente integrante de sua experiência de viagem, e não apenas como mero local de passagem. Os sentimentos predominantes, seja nas partidas ou nas chegadas, são a excitação e a curiosidade.

PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS – DENILSON ALVES

Outro lado revelador da pesquisa diz respeito a compras dentro dos aeroportos. De acordo com o resultado, as compras desempenham um papel fundamental na experiência aeroportuária dos viajantes. O estudo aponta que 85% dos passageiros fizeram compras no aeroporto nos últimos 12 meses, indicando um forte envolvimento com as ofertas e promoções (este valor exclui gastos com alimentos e bebidas). Além disso, 65% dos passageiros não planejam previamente suas compras em aeroportos, apresentando oportunidade de influência e consumo espontâneo.

De acordo com a pesquisa, a publicidade em aeroportos está mais poderosa e influente do que nunca. A maioria dos viajantes vê a publicidade nos aeroportos de uma forma positiva. O entendimento é de que as marcas anunciadas no aeroporto são percebidas como “globais”, “bem-sucedidas”, “inovadoras”, “confiáveis” e “prestigiosas”.

METODOLOGIA – Conduzido pela Ipsos, em nome da JCDecaux, o estudo envolveu uma pesquisa online de 15 minutos com 11.368 participantes com idades entre 18 e 65 anos, em 14 mercados globais: Austrália, Bélgica, Brasil, China Continental e China Hong-Kong SAR, França, Alemanha, Índia, Itália, Arábia Saudita, Singapura, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Estados Unidos.

INTERNACIONAL
 – Para atrair mais voos internacionais para o Brasil o governo federal lançou o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI). A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério do Turismo, Ministério de Portos e Aeroportos e a Embratur que atuaram em dois eixos: ampliação da oferta de assentos regulares em voos internacionais e melhoria da experiência dos turistas em aeroportos brasileiros.

Para dar início ao primeiro eixo de atuação, foi publicado um edital de chamamento público, em caráter piloto, para incentivar companhias aéreas brasileiras e estrangeiras a implantar novos voos regulares para destinos turísticos do Brasil. As empresas selecionadas receberão do PATI incentivos financeiros para realizar ações de promoção de destinos turísticos brasileiros no mercado internacional, incentivando os turistas a conhecerem o Brasil.

LEIA MAIS:

Movimentação no setor aéreo cresce em fevereiro e registra 6,8 milhões de passageiros em voos domésticos

Por Cláudia Bispo

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *