19 de abril de 2024
Noticia e políticaShows e Eventos

Um é bom, Duo é demais!

Com entrada gratuita, o duo de bateria, voz e baixo, formado pelos experientes e talentosos instrumentistas João Casimiro e Luiz Sardinha, fará duas apresentações em Goiânia, uma em Senador Canedo e outra em Inhumas, todas durante o mês de abril. Um dos espetáculos na capital contará com a participação especial do saxofonista Davi Barbosa

O projeto musical Um é bom, Duo é Demais! fará quatro apresentações durante o mês de abril em Goiás. Duas delas ocorrerão em Goiânia, nos dias 3 (quarta-feira), às 10h, no Teatro Belkiss Spenciere (EMAC -UFG); e no dia 4 (quinta-feira), às 18h, no teatro Basileu França (Faculdade Araguaia). Outras duas serão realizadas no interior: uma no dia 17 (quarta-feira), às 13h, no teatro do IFG em Senador Canedo; e outra no dia 26 (sexta-feira), às 9h, no IF Vale das Goiabeiras, em Inhumas.

O duo é formado por João Casimiro (bateria, percussão e voz) e Luiz Sardinha (baixo e voz) que trazem para as apresentações, além de muito talento, um repertório baseado na MPB. O show no EMAC contará com a participação especial do saxofonista Davi Barbosa. O projeto é aberto ao público em geral e tem forte apelo para os estudantes de música, uma vez que o trabalho do duo de bateria e baixo, instrumentos basilares da música popular contemporânea, propõe uma abordagem instrumental raramente explorada e sem um representante expressivo no Centro-Oeste.

“A música instrumental tem papel fundamental na formação de diversos jovens e adultos e, em Goiás, vem alcançando cada vez mais seu espaço”, observam os artistas. Eles complementam: “Apresentar esse projeto de músicos potentes da cena instrumental de Goiás a alunos e professores é ampliar as ricas possibilidades de apreciação da música, assim como o interesse de aprendê-la não só como instrumentista, mas como apreciador/espectador”.

Editor Denilson Alves – Nosso Goiás Notícias

João Casimiro e Luiz Sardinha

Os músicos João Casimiro e Luiz Sardinha se dedicam ao estudo da música instrumental há quase duas décadas e são parte atuante no ensino da Música Popular Brasileira para jovens e adultos. João Casimiro é professor na Universidade Federal de Goiás e mestre em Música pelo Instituto de Artes da Unicamp. Licenciado em Educação Musical pela UFSCar, já passou por palcos e eventos nacionais como, Furnas Geração Musical, Feira da Música de Fortaleza/PE, Festival Brasil Instrumental/SP, FEMUCIC – Sesc Maringá e FEJACAN – Sesc Jacarezinho/PR, Savassi Jazz Festival/MG e Festival de Música de Ourinhos/SP, entre outros. Internacionalmente, se apresentou na Alemanha e Argentina em 2009 e 2010 como pianista e percussionista do grupo de Dança Euritmia da escola Waldorf do Brasil, fazendo pequenas turnês em ambos os países.

Luiz Sardinha começou seus estudos musicais depois que se mudou para Porto Velho, com 15 anos de idade. Seu primeiro contato com a música veio por meio do violão por influência do seu pai e irmão. Aos 17 teve o primeiro contato com o contrabaixo, quando decidiu que seria este o seu principal instrumento. Em Porto Velho, Sardinha trabalhou nas principais casas, tocando, na noite, grandes clássicos da música brasileira, francesa, italiana, e americana, ao trabalhar com várias bandas de baile de Rondônia. Aos 23 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro em busca de novas experiências musicais, onde teve a oportunidade de trabalhar com grandes artistas nacionais, incluindo instrumentistas e cantores. Logo depois, veio para Goiânia, onde se enraizou e recebeu o convite para fazer a direção musical da dupla João Neto e Frederico, com a qual trabalhou por 11 anos. Sardinha tocou, gravou, e dividiu palco com: Milton Banana, (Milton Banana Trio), Chico Chagas, Terry Winter, Zeca Pagodinho, Bado, Augusto Silveira, Sambrasil, João Neto e Frederico, Fabiano Chagas e Rudi Berger.

O projeto é realizado com recursos do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e produção executiva da Cereja do Cerrado Produções, produção artística da SuperAção Criativa e patrocínio da Harmonia Musical. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *