15 de abril de 2024
ArtigosNoticia e políticaShows e Eventos

Artista visual de Goiânia é único brasileiro a receber prêmio da Chanel para artes

O artista visual Dalton Paula, que mora em Goiânia, foi um dos escolhidos para receber o prêmio Chanel Next Prize 2024, que fornece recursos para incentivar projetos inovadores nas artes e na cultura. Único brasileiro selecionado para a premiação neste ano, Dalton Paula é representado pela Cerrado Galeria, que possui unidades em Goiânia e Brasília. A lista de ganhadores foi anunciada na semana passada e a entrega do prêmio ocorrerá na 60ª Exposição Internacional de Arte da Bienal de Veneza, na segunda quinzena de abril, em Veneza, na Itália.
Os vencedores do prêmio, que foi criado em 2021 por meio do Fundo de Cultura da Chanel, são indicados por um conselho formado por 25 profissionais de várias áreas artísticas em todo o mundo. A premiação alavanca a produção artística e cultural não apenas por meio de recursos, como também mentoria e networking. “Ganhar o prêmio é uma validação do meu trabalho e fortalece significativamente a minha jornada, permitindo a continuidade de muitos projetos que dependem de mim”, ressalta Dalton Paula.
Além de ser um expoente no cenário da arte contemporânea brasileira, ele atua como educador, tendo criado em 2021 o Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes, que visa a formação de artistas. Esse trabalho foi ampliado com o programa de residência artística do Sertão Negro de 2024, viabilizado a partir do prêmio Soros Arts Fellowship, que foi entregue pela Open Society Foundations ao artista em 2023. Dalton Paula destaca-se ainda por diversas mostras no exterior e no Brasil, como na Pinacoteca de São Paulo e no Museu de Arte de São Paulo (MASP).

Com informações da assessoria de imprensa da Chanel


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *