26 de maio de 2024
Noticia e políticaSaúde e comportamento

HEMNSL realiza curso sobre Reanimação Neonatal

Iniciativa da unidade do Governo visa capacitar sua equipe para lidar com situações críticas e proporcionar o melhor atendimento possível a todos os recém-nascidos que passam por suas instalações

Estima-se que 1 em cada 10 recém-nascidos necessita de ajuda para alcançar a respiração efetiva, 1 em 100 precisa de intubação orotraqueal e 1 em 1000 requer massagem cardíaca. Considerando a incidência de RNs que precisam ser reanimados na sala de parto, é necessária a presença de profissionais capacitados.

Assim, o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes promoveu, na quarta-feira (10/04) uma capacitação de Reanimação Neonatal, direcionada especificamente para profissionais da saúde que trabalham na sala de parto, incluindo enfermeiros, técnicos e terapeutas. Sob a orientação da pediatra Marina Dutra, o curso proporcionou uma combinação de aulas teóricas e práticas, visando aprimorar os conhecimentos e habilidades dos participantes.

Durante o período intensivo, foram abordados vários  temas essenciais, incluindo a monitorização da frequência cardíaca do bebê; técnicas de ventilação pulmonar; o uso do balão autoinflável; ventilação mecânica; aplicação de máscaras faciais; preparação para iniciar o suporte de pressão positiva; procedimentos de intubação traqueal; massagem cardíaca, entre outros aspectos fundamentais para garantir a saúde e o bem-estar dos recém-nascidos.

Os profissionais participantes expressaram grande satisfação com a oportunidade de atualização proporcionada pela capacitação. Para eles, a possibilidade de aprimorar suas competências e adquirir novos conhecimentos nesse campo da medicina representa um importante avanço em suas práticas profissionais, além de contribuir significativamente para a qualidade dos cuidados prestados aos pacientes neonatais.

“É sempre enriquecedor revisar e atualizar nossos conhecimentos, e, hoje, estamos tendo a oportunidade de aprimorar nossas técnicas”, afirmou o técnico de enfermagem Roberto Elias. “É incrível poder aperfeiçoar nossos conhecimentos para trazer mais qualidade e segurança para toda a equipe e pacientes”, complementou a enfermeira Giovana Cristina.

Segundo Marina, o curso de Reanimação Neonatal é fundamental para garantir uma assistência adequada aos recém-nascidos. “Uma equipe coesa que conhece os procedimentos aumenta significativamente as chances de um bebê que necessita de reanimação ou suporte para ter uma boa evolução”, ressaltou. A intenção é capacitar o maior número possível de colaboradores que atuam nesse ambiente.

Marilane Correntino (texto e fotos) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *