26 de maio de 2024
ArtigosEducação e pesquisaNoticia e políticaShows e Eventos

As corporeidades das mulheres no século XXI  2024 – 4ª edição 

“O Direito de não ser vítima” é o tema da mesa redonda na próxima segunda-feira (15/04), a partir das 18h

Em sua quarta edição, a atividade é uma realização da Liga de Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia – Lafismu / UEG, da fisioterapeuta, professora Dra. Nayruz Jradi e da terapeuta integrativa / viva bem zen, Janaina Li, sob a coordenação da profa. Dra. Martina Brom, acontece no auditório do Centro de Excelência do Esporte e conta com a participação de convidados especiais

Refletir sobre questões que interferem na saúde da mulher é um dos objetivos da mesa redonda “As corporeidades das Mulheres no Século XXI”, que em 2024, chega à sua 4ª edição, e traz o tema base “O direito de não ser vítima”. Com a participação de convidados especiais, a atividade acontece na próxima segunda-feira (15/04), a partir das 18h, no auditório do Centro de Excelência do Esporte.

A ação vem sendo consolidada ao longo dos anos, e volta neste ano, novamente em uma parceria da Liga de Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia – Lafismu / UEG, da fisioterapeuta Dra. Nayruz Jradi e da terapeuta integrativa / viva bem zen, Janaina Li, sob a coordenação da profa. dra. Martina Brom.  O apoio é do Aromas Buffet @aromasbuffetoficial, de Gedeon Coelho.

O direito de não ser vítima 

A violência na sociedade cresce em todos os níveis, fragilizando pessoas pobres, negras, sem diferenciação de faixa etária, notadamente, as mulheres. São elas as vítimas maiores das mazelas sociais, não apenas pelo peso da exploração do trabalho, das estruturas de poder, também devido a todas as violências reflexos do machismo, da misoginia, entre outras estruturas que sedimentam esta realidade.  

“As corporeidades das mulheres no século XXI” – edição 2024 aborda temas relacionados a formas de enfrentamento às violências de gênero. Como evitar violência de gênero nas relações de trabalho?  é o enfoque da socióloga, vereadora e presidente das comissões de Direitos Humanos e Educação da Câmara Municipal de Goiânia, Aava Santiago. Estupro virtual: a violência nas redes reconhecer e enfrentar é um assunto muito atual, trazido pela advogada Dra. Karina Bueno.

O professor, analista junguiano didata, do Instituto Olhos D’Alma Sã, Dr. Jorge Antônio Monteiro de Lima compartilha contribuições sobre o Narcisismo: quando o  comportamento vira doença?  Já a professora, mestra, fisioterapeuta e uma das coordenadoras da Lafismu / UEG,  Dra. Nayruz Jradi fala sobre A fisioterapia enquanto autoconhecimento e cuidado às mulheres vítimas de violência.

Janaina Li, terapeuta integrativa, massoterapeuta, acupunturista, artista, capoeirista e jornalista nos convida a pensar sobre As interferências do abuso infantil nas nossas afetividades. A performance Eu ainda não sei gritar, de sua autoria e de Brunna Franco, é a atividade cultural que abre o evento.

Edições anteriores 

Nos anos anteriores, a Liga Acadêmica de Fisioterapia em Saúde da Mulher – Lafismu (então Nefafo) promoveu encontros que debateram temas importantes como “Violência sexual e doméstica contra a mulher”, “Diversidade de gênero e Sexualidade: rompendo tabus” e “Saúde da Mulher e os direitos reprodutivos”, “Enfrentamento ao Racismo como Estratégia de Saúde das Mulheres Negras”, sempre com convidadas especiais.

 Serviço:

As corporeidades das mulheres no século XXI – edição 2024

O direito de não ser vítima 

mesa redonda 

15/04 (segunda-feira) – das 18h às 21h30

Participação: Dra. Nayruz Jradi @dra_nayruzjradi, Dra. Karina Bueno @drakarinapoderinteligente, Dr. Jorge Antônio Monteiro de Lima @jorgemonteiropsi, Janaina Li @vivabemzen e Aava Santiago @aavasantiago  

Abertura: Eu ainda não sei gritar, uma performance de Janaina Li @janis.gg e Brunna Franco @brunna_curupira_

Local: UEG – Centro de Excelência do Esporte – Av. Oeste, 56-250 – St. Aeroporto

Realização: Lafismu / UEG @lafismu_ueg / Dra. Nayruz Ahmad Jradi / Dra. Martina Brom @tinaebv /Janaina Gomes Machado / viva bem zen  @vivabemzen

Coordenação: Dra. Martina Brom / Dra. Nayruz Jradi

Apoio: Aromas Buffet @aromasbuffetoficial

Informações e inscrições: @lafismu_ueg / 62 98104-4387 (Ana Elisa Costa)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *