26 de maio de 2024
Noticia e políticaSaúde e comportamento

Heapa conquista acreditação ONA 3

A certificação comprova que a unidade hospitalar atende aos mais altos requisitos de qualidade e segurança do paciente

O Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa), unidade do Governo de Goiás, localizada na Região Metropolitana de Goiânia e gerida pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH) há 10 anos, recebeu Acreditação Nível 3 de Excelência, a mais alta certificação de qualidade hospitalar conferida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Esta certificação atesta que o Heapa além de avaliar os critérios de qualidade, segurança, gestão integrada dos processos e excelência em gestão, demonstra maturidade institucional. A acreditação ONA 3 confirma que o Heapa cumpre rigorosos padrões de excelência no atendimento aos usuários. Isso significa que os pacientes podem confiar que estão recebendo cuidados de saúde de alta qualidade e segurança. O reconhecimento máximo em excelência foi anunciado após uma rigorosa avaliação realizada pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes), no dia 20 de março de 2024. A certificação ONA 3 do Heapa foi chancelado no dia 05 de abril de 2024

A conquista coloca o Heapa no seleto hall de unidades de saúde do Governo de Goiás com selo Nível 3 de Acreditação, sendo o quinto hospital público a conquistar o  mais alto nível de reconhecimento concedido pela ONA, além do Hospital Estadual Dr. Anis Rassi (HGG), o Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage (Hugol) e o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT). 

A reunião híbrida de recomendação para o Selo Ouro contou com a presença do Superintendente do IGH, Joel Sobral; do diretor Técnico do IGH, Gustavo Guimarães; da diretora Regional do IGH em Goiás, Laryssa Santa Cruz; da gerente de Qualidade do IGH em Goiás, Michele Silveira; da diretora Geral do Heapa, Flávia Rosemberg; da diretora Técnica do Heapa, Dandara Oliveira; além de líderes e colaboradores de diversos setores da unidade.

O comunicado de recomendação para o Selo Ouro foi feito pelas avaliadoras habilitadas Ana Cláudia Pádua, Osmida Britto e Mariana Menezes, ambas do Ibes. A comemoração vibrante tomou conta do auditório lotado do Heapa assim que foi anunciada. “Essa certificação é fruto de uma cultura profissional de segurança do paciente, gestão de fluxos e processos, acolhimento e valorização de pessoas e busca de melhorias contínuas. O mérito é reconhecimento de muito trabalho de todos da equipe, desde da implantação e gerenciamento dos processos, mostrando a efetividade e a entrega de valores”, disse a gerente, Michele Silveira.

Essa conquista marca o ápice de uma jornada de excelência para o Heapa, que começou em 2021 com o selo ONA Nível 2. Certificação que atestou que a unidade hospitalar utiliza dos mais altos padrões de qualidade assistencial, humanização e proteção do paciente. “O selo ONA 3 demonstra maturidade e melhoria contínua em boas práticas assistenciais, de tecnologia, atualização técnica profissional e na gestão”, ressaltou a diretora Geral do Heapa, Flávia Rosemberg.

Dentre os vários agradecimentos emocionados, o diretor Técnico do IGH, Gustavo Guimarães, disse que “o Heapa tem uma equipe que ama o que faz. Essa mesma equipe nos trouxe, na primeira visita, em 2021, a certificação de Acreditação ONA 2. Então, mesmo com frio na barriga, eu acreditei que a equipe é capaz e o resultado é esse. Somos ONA 3. Estaremos sempre em busca do cuidado perfeito”, frisou.

A diretora Técnica Dandara Oliveira apontou que o engajamento da equipe foi um diferencial para a conquista: “A certificação ONA de Excelência é reflexo do trabalho de toda a equipe. Endosso a qualidade dos serviços do Heapa em todos os seus processos, uma qualidade que gera um ambiente mais seguro e com assertividade nos resultados”, evidenciou. 

A diretora Regional do IGH em Goiás, Laryssa Santa Cruz, destacou que “a certificação é fruto do amadurecimento da cultura organizacional, já que o Heapa sempre trabalhou em prol da qualidade e da segurança do paciente. Os investimentos em recursos humanos e em tecnologia também impulsionaram a certificação ONA 3. O Selo de Ouro veio para demonstrar o constante esforço para beneficiar uma cultura de boas práticas na assistência e gestão que beneficiam tanto os pacientes como a equipe que atua na unidade”, celebrou a diretora.

Conquista do Selo Ouro – A Acreditação do Heapa é válida por três anos e será acompanhada pelos avaliadores do Ibes em visitas periódicas de manutenção. No decorrer da avaliação, realizada no dia 20 de março, todos os processos e fluxos das áreas de Liderança Organizacional; da Gestão da Tecnologia e Segurança da Informação, da Comunicação, de Pessoas e de Qualidade e Segurança; Atendimento Emergencial, Cirúrgico e Ambulatorial; Assistência Farmacêutica e Nutricional; Internação e Prevenção e Controle de Infecção e Biossegurança foram verificados antes da recomendação da acreditação.

Sobre a ONA 3 – A acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança no atendimento à saúde. Para ser acreditado, um hospital precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, que são reconhecidos internacionalmente. Para receber o nível em excelência, o Heapa atendeu três critérios: cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada; e cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *