24 de maio de 2024
Noticia e políticaTurismo e hotelaria

Ministério do Turismo prorroga prazo de inscrição para especialização em Atrativos Naturais e Culturais, nas regiões Norte e Centro-Oeste

São 400 vagas para Guias de Turismo habilitados no CadasturCompartilhe:

Estão prorrogadas até o dia 21 de abril as inscrições para o curso de especialização em Atrativos Naturais e Culturais das macrorregiões Norte e Centro-Oeste. Pode participar quem é habilitado no Cadastur como “Guia Regional” para atuar nas duas regiões.

No total são 400 vagas, sendo 200 para cada curso, disponibilizadas pela iniciativa do Ministério do Turismo, realizada em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT). Para se inscrever basta acessar o link https://anctur.com.br/inscricoes/. A formação é gratuita e dividida em quatro módulos, tendo carga horária de 200h em teoria na modalidade de Ensino a distância – EaD e 40h de aula prática. 

De acordo com o Edital, o sistema ficará aberto de forma automática das 00:01 do dia 18 de março às 23:59 até o dia 21 de abril de 2024. Atenção! Caso esteja fora do prazo não será possível realizar a inscrição. Acesse o edital AQUI.

SOBRE O CURSO – A especialização técnica em Atrativos Culturais e Naturais em Turismo das Regiões Norte e Centro-Oeste segue a orientação do programa de aperfeiçoamento do MTur, que tem o objetivo de desenvolver e aprimorar o profissional para atuar como facilitador ou mediador entre os turistas e os destinos turísticos, prestando informações sobre os locais e as instalações, interpretando os atrativos, realizando uma mediação cultural e supervisionando as atividades e comportamentos dos visitantes. 

Só no primeiro semestre deste ano, o Ministério do Turismo já disponibilizou mais de 9 mil vagas a profissionais e estudantes de turismo em cursos gratuitos de qualificação e profissionalização. As diversas oportunidades são ofertadas em plataforma própria do MTur e também por meio de parcerias com instituições de ensino de todo o país.

SEGUNDO SEMESTRE – Para o segundo semestre ainda serão abertas vagas para os cursos de Turismo Acessível à pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA); Turismo Acessível às pessoas com deficiência intelectual; Turismo Acessível às pessoas com surdocegueira e deficiência múltipla; English for Tourism – Basic”, para formação em inglês nível A1; Agente de Informações Turísticas com ênfase em Atrativos Naturais; Especialização em Atrativos Naturais e Culturais para Guias de Turismo Regional da Região Sudeste, Norte e Centro-Oeste; Agente de Viagens; Boas Práticas para Serviços de Alimentação e Distribuição; Cerimonial e Protocolo para Eventos; Planejamento e Organização de Eventos Sociais; Cozinha Internacional; Cozinha Brasileira; Cozinha Japonesa; Sustentabilidade Aplicada a Cozinha e Boas Práticas para Serviços de Alimentação.

PARCERIAS – A oferta de qualificação profissional tem sido uma prioridade do Ministério do Turismo. Além do seu próprio conteúdo de formação, disponibilizado no portal https://qualifica.turismo.gov.br/, o órgão também promove cursos por todo o país com diversos parceiros, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul) e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), dentre outros.

Fique sempre atento ao portal do MTur para acompanhar as ofertas de vagas. Clique AQUI.

Por Cláudia Bispo

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *