26 de maio de 2024
Educação e pesquisaNoticia e política

Projeto de visitas mediadas gratuitas a museus goianos tem início neste sábado

Estimulando o acesso à cultura, iniciativa recebe crianças, jovens e famílias para mostra arqueológica na sede do IPHAN em Goiás

Um projeto inovador que possibilita que a população visite museus e instituições culturais de Goiânia e Aparecida de Goiânia gratuitamente e com mediação de especialistas. Assim é o Sábado Tem Museu, iniciativa que tem a sua primeira edição marcada para este sábado (20). Desenvolvido pela CALÍOPE Projetos e Ações Patrimoniais, o projeto tem como objetivo estimular o acesso à cultura de maneira leve e interativa, levando também muito conhecimento à população.
“A ideia do Sábado Tem Museu veio da vontade de aproximar crianças, jovens e famílias do patrimônio cultural, por meio do contato direto com instituições e profissionais da área”, conta a museóloga Bárbara Freire, diretora da CALÍOPE e idealizadora do projeto. Previsto para ocorrer uma vez por mês, o Sábado Tem Museu terá visitas mediadas por profissionais da CALÍOPE, dos próprios museus e instituições culturais e convidados especialistas nos temas e tipos de objetos preservados pelo museu de cada edição.
Realizar visitas mediadas, e não apenas guiadas, é uma forma de estimular a troca de conhecimentos e experiências, segundo a museóloga. “É um espaço aberto a perguntas, reflexões e compartilhamento de impressões e informações, e não uma reprodução formal sobre o conteúdo de maneira unilateral”, explica. Bárbara Freire revela que a vivência cultural com possibilidade para diálogo foi idealizada para contemplar também as crianças, incentivando-as a despertar o interesse para que se tornem frequentadores de instituições culturais.
Além disso, o Sábado Tem Museu terá o uso de linguagem voltada para crianças e dinâmica lúdica nas visitas mediadas. Já o dia e o horário escolhidos para cada edição, que será sempre num sábado, das 10 às 12 horas, foram pensados para estimular os pais a terem essa experiência junto com os filhos. De acordo com a diretora da CALÍOPE, o objetivo de expandir essa vivência cultural para o âmbito familiar é porque a maioria das crianças costuma ir a museus apenas em visitas com a escola, atualmente.

Estímulos
O projeto Sábado Tem Museu prevê ainda outros estímulos para o público-alvo, em todas as edições. Os participantes receberão gratuitamente o “Passaporte Especial de Viajante da Cultura”, um mapa ilustrado que traz a identificação e informações de museus e centros culturais de Goiânia e Aparecida de Goiânia. O mapa também mostra bibliotecas, praças e parques próximos às instituições culturais, para que os usuários possam programar outras visitas e criarem seus próprios roteiros pelas cidades.
O “Passaporte Especial de Viajante da Cultura” também conta com um programa de fidelidade. A cada edição do Sábado Tem Museu, os participantes receberão um selo em forma de estrela dourada, que desbloqueia vantagens exclusivas em empresas parceiras. No total, serão 12 visitas mediadas em 2024 e, ao final do cronograma, quem completar o mapa com todos os selos também ganhará uma caneca especial. O Sábado Tem Museu foi contemplado no âmbito do estado de Goiás pelo edital nº 19/2023 – Dinamização de empresas e espaços culturais, da Lei Federal n° 195/2022 (Lei Paulo Gustavo).

Primeira visita
A ordem de visita aos museus e instituições culturais contemplados pelo projeto não é aleatória, conforme destaca Bárbara Freire. “Buscamos seguir uma linha cronológica, para facilitar a compreensão de espaço e tempo pelas crianças, com visitas a instituições que englobam temas e objetos que vão do período anterior à colonização portuguesa até após a colonização”, indica. A primeira edição será na Casa do Patrimônio Belmira Finageiv, que é a sede da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Goiás (IPHAN-GO).
O instituto está localizado na Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, conhecida como Praça Cívica, nº 210, no Setor Central, em Goiânia. A visita será realizada neste sábado (20), das 10 às 12 horas, com o objetivo de apreciar a mostra “Goiás: 11 mil anos”. Ela traz objetos arqueológicos da ocupação humana do território que é, hoje, o estado de Goiás, apresentando evidências de que a região já contava com a presença de humanos há 11 mil anos.
“A sede do IPHAN em Goiás também foi escolhida por ter objetos arqueológicos de diferentes municípios goianos, ficar numa edificação do estilo Art Déco e ser uma instituição representativa da preservação do patrimônio cultural brasileiro”, complementa a idealizadora do Sábado Tem Museu. Para abordar todos esses pontos, a equipe de especialistas que vai liderar a visita mediada será composta por profissionais das áreas de Arqueologia, Museologia e Arquitetura. Para fazer a visita ao IPHAN-GO, os interessados devem se inscrever pelo aplicativo “Fala Sério, aqui tem museu!”, clicando em “Inscrições Sábado Tem Museu”.
A inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas. Também gratuito, o aplicativo pode ser acessado no link https://pwa4.app.vc/fala_serio/home ou pelo perfil no Instagram @falaserioapp, atualmente. Ele ficará disponível também no Google Play, em breve. Além do projeto Sábado Tem Museu, o aplicativo engloba outras oito iniciativas, incluindo mapeamento de 47 museus de Goiânia e Aparecida de Goiânia e acesso virtual a 24 Tours 360º e mais de 105 museus do Brasil e do mundo.

Sobre a CALÍOPE
A CALÍOPE Projetos e Ações Patrimoniais atua em instituições e empresas de salvaguarda patrimonial e difusão cultural, com foco em museus e outros centros culturais. Presta serviços de Gestão Museológica, Documentação, Conservação Preventiva, Expografia e Ação Educativo-cultural. A instituição tem como missão oferecer produtos e serviços por meio de projetos e ações inovadoras nas áreas de Patrimônio Cultural e Museologia, para a gestão e preservação do patrimônio cultural de forma ética, com qualidade e respeito às pessoas.

Serviço
Projeto Sábado Tem Museu – visita mediada à sede do IPHAN em Goiás
Data: 20 de abril (sábado)
Horário: 10 horas
Local: sede da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Goiás – IPHAN-GO (Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, nº 210 – Setor Central, Goiânia)
Inscrições: aplicativo “Fala Sério, aqui tem museu!”
Mais informações: @falaserioapp (Instagram)
As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *