26 de maio de 2024
Noticia e política

Goiânia: Prefeitura apresenta novo sistema de limpeza urbana na cidade

Sistema já começa a trabalhar com 60 novos caminhões e maquinários como pá mecânica, carregadeira e varredeiras

Com novos veículos e equipamentos, serviço de coleta seletiva, remoção de entulhos e varrição mecanizada será executado pelo Consórcio Limpa Gyn (Consórcio QC Ambiental).

Foto: Jackson Rodrigues

A cidade de Goiânia passará a contar com novo serviço de limpeza urbana, que será operado pelo Consórcio Limpa Gyn (Consórcio QC Ambiental), empresa vencedora da licitação realizada pela prefeitura. O trabalho, que inclui coleta seletiva, remoção de entulhos e varrição mecanizada, tem início com 60 novos caminhões e maquinários como pá mecânica, carregadeira e varredeiras. O novo sistema será apresentado à imprensa pelo prefeito Rogério, às 8h, nesta segunda-feira (22/4), no Paço Municipal. Os equipamentos foram levados para o Paço neste domingo, de onde sairão para a execução dos serviços, nas rotas e escalas definidas pela prefeitura.

A varrição, antes feita 100% de forma manual, passará a ser executada por um conjunto de varredeiras mecanizadas autopropelidas, boa parte importada da Europa. Além de maior eficiência e de ampliar a capacidade de varrição das principais vias públicas da capital, as varredeiras mecanizadas também vão gerar maior segurança, pois oferecem menor risco de acidente de trânsito aos colaboradores envolvidos nesta função.

Novos caminhões compactadores seletivos serão utilizados na coleta de materiais recicláveis. Esse tipo de caminhão é outra inovação tecnológica que a população goianiense poderá observar no novo serviço de limpeza urbana da cidade. Os veículos contam com um compartimento tipo baú, sem compactador, que possibilita o aumento da capacidade volumétrica. Caminhões gaiola também serão empregados na coleta seletiva.

A coleta e remoção de entulhos darão a destinação adequada para mais de 70 mil toneladas/mês, que serão transportadas por caminhões basculantes trucados, caminhões basculantes toco e caminhões trucados de carroceria a granel. O trabalho de remoção de entulhos ainda contará com pás-carregadeiras, minicarregadeiras e retroescavadeiras.

De início, o consórcio Limpa Gyn assume 51,11% do trabalho de coleta do lixo domiciliar e seletivo, remoção de entulhos e varrição mecanizada. A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) fará ainda quase 50% do trabalho, que vai diminuindo gradativamente até a segunda quinzena de maio, quando o consórcio assume de vez os quatro itens do contrato celebrado com a prefeitura.

A Comurg continua responsável pelos outros itens de seu contrato, como, por exemplo, varrição manual das ruas e avenidas da cidade. A contratação do consórcio segue uma exigência do Ministério Público de Goiás, para resolver problemas com a coleta do lixo domiciliar na capital.

Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Goiânia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *